Na cidade

Vem aí uma semana com chuva, frio e até neve

As temperaturas vão voltar a descer já a partir de quinta-feira, segundo as previsões do IPMA.
Não se esqueça do guarda-chuva.

Após o “verão de São Martinho” e de um período em que a precipitação quase não se fez sentir no território nacional, a última semana de novembro traz de volta a chuva e temperaturas mais frias. O tempo vai começar a mudar já a partir desta segunda-feira, 27 de novembro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontou para uma “nova mudança das condições meteorológicas no continente” com o regresso da precipitação um pouco por todo o País e até queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Os períodos de chuva fraca vão começar a ser sentidos já no início da semana, sobretudo no norte e centro do País, mas haverá uma pequena subida da temperatura. Ainda na tarde de segunda-feira, a precipitação deverá chegar ao interior de Portugal e a Lisboa. Na capital, as previsões apontam para máximas de 17 graus e mínimas de 12. 

O cenário deverá repetir-se na terça e quarta-feira, mas a chuva será ainda mais intensa no Minho e no Douro Litoral. A partir de quinta-feira, 30 de novembro, espera-se uma descida de temperatura, em especial nas zonas norte e de centro, existindo possibilidade de nevar na Serra da Estrela, assim como nas serras do extremo norte. Haverá, também, períodos de chuva em praticamente todo o território nacional.

O climatologista Mário Marques já deu o alerta de que dezembro começará com temperaturas negativas que irão afetar toda a Europa. “Podemos esperar uma verdadeira vaga de frio”, referiu, em declarações à CNN Portugal. 

Perante o cenário gélido, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou algumas recomendações para ajudar os portugueses a lidarem com as baixas temperaturas.

Para evitar problemas causados pelo frio, que pode agravar patologias ou condições pré-existentes, carregue na galeria para conhecer os conselhos da DGS.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT