Na cidade

Vem aí uma semana de noites tropicais acima dos 30 graus

Com o calor e o abrandamento do vento ainda poderá aproveitar uns dias de praia antes do verão terminar.
Tudo para a praia.

O verão está prestes a terminar, mas só no calendário. Na próxima semana as temperaturas vão convidar a que vista o fato de banho e vá até à praia para uns últimos mergulhos. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para noites tropicais e dias tórridos.

De 16 a 22 setembro, o tempo será “influenciado por um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas e em deslocamento para a Escandinávia”. O fluxo de ar vai rodar para nordeste devido à circulação do vento em torno de centros de alta pressão, ou seja, não haverá sinais de chuva, mas poderá registar-se “uma massa de ar quente e seco” que irá afetar, sobretudo, a Península Ibérica.

Segundo o IPMA as temperaturas estarão acima da média para setembro, com os termómetros a apontarem para os 35 graus de máxima e os 20 de mínima em Lisboa e Vale do Tejo. No resto do País, as temperaturas máximas devem oscilar entre os 26 e os 35 graus no norte e centro e entre os 28 e os 38 a sul. As mínimas irão rondas os 10 e os 20 graus no norte e os 14 e 22 no sul.

“A persistência de temperaturas máximas acima do normal no fim de semana e no início da próxima semana, levam a que em alguns locais possa ser observada uma onda de calor, não se esperando, contudo, uma onda de calor generalizada no território continental”, realça o instituto.

Na Madeira, para o início da semana estão previstas mínimas de 21 graus e máximas na onda dos 27. Já nos Açores, regista-se entre 19 e 27, não descartando a hipótese de aguaceiros em Santa Cruz das Flores e em Angra do Heroísmo.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT