Já se questionou alguma vez sobre a origem do nome deste mosteiro em Lisboa, São Vicente de Fora? Terá a oportunidade de descobrir essa e muitas outras curiosidades na nova visita promovida pela Peddy + Events. E tudo isto acontecerá à noite.
A mais recente atividade noturna da empresa de animação turística designa-se “(H)á Noite no Mosteiro” e oferece uma oportunidade única para conhecer este monumento extraordinário, fundado por D. Afonso Henriques em 1147. O Mosteiro de São Vicente de Fora abrirá as suas portas para uma experiência singular num ambiente acolhedor.
A visita está agendada para dia 30 de agosto, uma sexta-feira. O ponto de encontro será no Largo de São Vicente, em frente à entrada lateral do mosteiro, às 21 horas. Os participantes poderão apreciar da beleza e da solenidade deste espaço monástico até à 1h30, assim como aprofundar a sua conexão com a história e a cultura do local.
Sob a orientação do guia Miguel Pires, serão convidados a descobrir o mosteiro agostiniano, passando pelos espaços mais emblemáticos do mesmo. “Será uma experiência ímpar, que culminará no terraço da igreja, com uma vista deslumbrante sobre Lisboa iluminada”, garantem.
A fundação do mosteiro remonta a 1147, quando D. Afonso Henriques, durante o cerco a Lisboa, fez uma promessa: caso conseguisse conquistar a cidade, edificaria um mosteiro em homenagem a São Vicente, um santo amplamente venerado entre os moçárabes. O mosteiro foi erguido nesse mesmo ano, localizado fora das muralhas da cidade.
Posteriormente, em 1580, teve início a Dinastia Filipina, marcada pela grandiosa reconstrução do Mosteiro de São Vicente de Fora. Este projeto contou com destacados arquitetos como Filippo Terzi, Juan Herrera e Baltazar Álvares, sendo considerado a primeira grande obra maneirista em Portugal, que serviu de inspiração para outras construções religiosas.
Nos reinados de D. Pedro II e D. João V, nos séculos XVII e XVIII, foram adicionados os elementos decorativos que podem ser admirados atualmente, como os mármores embutidos e os painéis de azulejos. O edifício abriga atualmente os serviços da Cúria diocesana e é o local onde o cardeal patriarca de Lisboa exerce a sua autoridade e acolhe aqueles que o procuram.
Além da Cúria, o mosteiro possui serviços administrativos e o Tribunal Patriarcal, bem como um espaço museológico destinado a documentar os momentos cruciais da história e do legado do patriarcado de Lisboa.
A visita guiada noturna, organizada pela Peddy+, tem um custo de 20€ por pessoa, com um desconto para crianças até aos 12 anos, que pagam apenas 15€. Os interessados deverão enviar um e-mail para peddymais@nullgmail.com.