Na cidade

Venda de novos carros a gasóleo e gasolina vai ser proibida na União Europeia

A medida foi aprovada pelos vários estados membros e deve entrar em vigor a partir de 2035.
A venda de novos carros a combustão será proibida.

A partir de 2035, vai ser proibido vender novos carros a gasolina e gasóleo na União Europeia. A diretiva foi aprovada esta terça-feira, 28 de junho, pelos 27 estados-membros. O objetivo passa por reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

A medida não se aplica a veículos em segunda mão, e estes podem continuar no mercado. O documento foi aprovado na generalidade, mas carece de detalhes específicos sobre algumas matérias que ainda não são conhecidos .

Entre algumas das possibilidades que estão a ser estudadas está a possibilidade de serem vendidos novos automóveis que circulem com combustíveis sintéticos ou até mesmo híbridos. A medida foi proposta por países como Itália e Alemanha. A União Europeia concordou em considerar essa como uma opção de venda no futuro.

Segundo o “France 24”, a data proposta para a entrada a vigor da diretiva — 2035 — ainda não é oficial e terá de ser negociada entre o Parlamento, a Comissão Europeia e os vários países, assim como as regras finais do acordo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT