Na cidade

Vêm aí visitas guiadas (e temáticas) aos palácios nacionais de Sintra e Queluz

Vai poder aprender mais sobre os detalhes arquitetónicos que envolvem os edifícios emblemáticos, dos azulejos às janelas.
Já pode adquirir o seu bilhete

“Património Vivo”. É este o mote das visitas guiadas aos emblemáticos palácios nacionais de Sintra e Queluz organizadas pela Parques de Sintra no âmbito das Jornadas Europeias do Património. O intuito é dar a “conhecer novas e surpreendentes facetas da vivência, da história e da arquitetura” destes edifícios históricos.

O Palácio Nacional de Sintra vai acolher três visitas. Nos dias 22 e 23 de setembro, às 10h30 e às 15 horas, respetivamente, pode “ver e sentir os azulejos” dos séculos XV e XVI que decoram as salas deste monumento. Terá a oportunidade de manusear exemplares que “fizeram parte de uma grande encomenda feita pelo rei D. Manuel I”, salientam.

Ainda inspirado neste reinado, segue-se a mostra “As Janelas Manuelinas do Paço de Sintra”, às 10h30 de 23 de setembro. Durante a visita irá descobrir o significado de cada ornamento e desvendar o seu significado. Apesar de parecerem simples detalhes, o seu simbolismo é bastante complexo.

Na última visita, marcada para 24 de setembro, às 10h30, ficará a conhecer o “Paço de Sintra: descontinuidades e permanências arquitetónicas num monumento de longa história”. Ficará a conhecer as transformações que ali aconteceram ao longo dos séculos, durante os seus mil anos de existência. A vivência que o edifício carrega consigo pode ser observada através da arquitetura e do seu simbolismo.

No Palácio Nacional de Queluz vão existir duas atividades. No dia 23 de setembro, às 10h30, é possível assistir ao “regresso ao passado na Real Quinta de Queluz, sem nunca abandonar o presente e sempre com um olhar sobre o futuro”. Os visitantes podem revisitar a época de prosperidade do palácio e recordar o contraste com o início do século XIX, onde diversos monarcas foram obrigados a subir ao trono e morrerem no continente americano.

Entre os dias 22 e 24 deste mês podemos conhecer o “Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX”. Por ali passaram diversas personalidades que influenciaram a história europeia, como a Rainha Isabel II do Reino Unido. Por isso, é considerado o palco da diplomacia polícia externa, entre 1940 e 2004.

As visitas têm o custo simbólico de 1€ cada e os ingressos estão disponíveis no site da Parques de Sintra.

Carregue na galeria para ver algumas divisões que poderá visitar no Palácio Nacional de Queluz.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT