“Património Vivo”. É este o mote das visitas guiadas aos emblemáticos palácios nacionais de Sintra e Queluz organizadas pela Parques de Sintra no âmbito das Jornadas Europeias do Património. O intuito é dar a “conhecer novas e surpreendentes facetas da vivência, da história e da arquitetura” destes edifícios históricos.
O Palácio Nacional de Sintra vai acolher três visitas. Nos dias 22 e 23 de setembro, às 10h30 e às 15 horas, respetivamente, pode “ver e sentir os azulejos” dos séculos XV e XVI que decoram as salas deste monumento. Terá a oportunidade de manusear exemplares que “fizeram parte de uma grande encomenda feita pelo rei D. Manuel I”, salientam.
Ainda inspirado neste reinado, segue-se a mostra “As Janelas Manuelinas do Paço de Sintra”, às 10h30 de 23 de setembro. Durante a visita irá descobrir o significado de cada ornamento e desvendar o seu significado. Apesar de parecerem simples detalhes, o seu simbolismo é bastante complexo.
Na última visita, marcada para 24 de setembro, às 10h30, ficará a conhecer o “Paço de Sintra: descontinuidades e permanências arquitetónicas num monumento de longa história”. Ficará a conhecer as transformações que ali aconteceram ao longo dos séculos, durante os seus mil anos de existência. A vivência que o edifício carrega consigo pode ser observada através da arquitetura e do seu simbolismo.
No Palácio Nacional de Queluz vão existir duas atividades. No dia 23 de setembro, às 10h30, é possível assistir ao “regresso ao passado na Real Quinta de Queluz, sem nunca abandonar o presente e sempre com um olhar sobre o futuro”. Os visitantes podem revisitar a época de prosperidade do palácio e recordar o contraste com o início do século XIX, onde diversos monarcas foram obrigados a subir ao trono e morrerem no continente americano.
Entre os dias 22 e 24 deste mês podemos conhecer o “Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX”. Por ali passaram diversas personalidades que influenciaram a história europeia, como a Rainha Isabel II do Reino Unido. Por isso, é considerado o palco da diplomacia polícia externa, entre 1940 e 2004.
As visitas têm o custo simbólico de 1€ cada e os ingressos estão disponíveis no site da Parques de Sintra.
Carregue na galeria para ver algumas divisões que poderá visitar no Palácio Nacional de Queluz.