Na cidade

Vento e agitação marítima colocam sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo

O alerta prende-se com o agravamento do estado de tempo e inclui as ilhas dos grupos central e ocidental.
O alerta estende-se até segunda-feira.

O arquipélago dos Açores enfrenta dias chuvosos e problemas face ao estado do tempo, que se vão agravar este domingo, dia 15 de maio. As previsões de vento forte e de agitação marítima levaram Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sete ilhas açorianas sob aviso amarelo.

De acordo com o IPMA, “a aproximação e passagem de uma depressão, com um sistema frontal associado, provocará um agravamento do estado do tempo especialmente nas ilhas dos grupos ocidental e central”.

No grupo ocidental do arquipélago, as ilhas de Flores e de Corvo enfrentam sobretudo problemas relacionados com a agitação marítima. O aviso estará ativo entre as 21 horas de domingo e as 9 horas de segunda-feira, mais uma hora em Portugal Continental. No caso do vento, que decorre das 21 horas de domingo às 6 horas de segunda-feira, o alerta passa pela “direção de sudoeste, rondando para noroeste”, de acordo com a agência Lusa.

O grupo central, composto pela Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, é o vento a principal causa de alarme. A previsão estende-se das 21 horas de domingo às 9 h de segunda feira, enquanto a agitação marítima é um alerta a ter em conta entre a meia-noite e o meio-dia de segunda feira.

O aviso amarelo, emitido pelo IPMA, é o menos grave da escala, mas implica situações de risco para determinadas atividades.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT