Na cidade

Vento forte coloca Lisboa sob alerta. Rajadas podem atingir 75 quilómetros por hora

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Vem aí vento.

Prepare-se para o frio. Esta terça-feira, 3 de setembro, as cidades de Lisboa e Leiria estão sob um aviso amarelo devido a ventos fortes. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este alerta estará em vigor entre as 9 e as 18 horas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há risco para atividades que dependem das condições meteorológicas. A previsão indica que o céu estará maioritariamente limpo ou pouco nublado, mas com uma maior cobertura de nuvens nas regiões do interior norte e centro, onde há possibilidade de chuvas leves e uma ligeira descida das temperaturas.

Esta mudança climática deve-se à passagem de uma frente fria que está a afetar especialmente o norte e o centro de Portugal, trazendo consigo precipitação fraca, aguaceiros e vento, tanto nas áreas costeiras como no interior. 

“A temperatura do ar irá apresentar valores inferiores aos registados na semana passada, em especial a temperatura mínima, que registará valores entre os oito e os 17 graus, o que significa que não haverá noites tropicais no sotavento algarvio. Quanto às máximas, estas devem variar entre 28 e 32 graus no sul e no vale do Tejo, e entre os 21 e os 28 graus no restante território”, adianta o IPMA.

Além disso, a previsão indica vento fraco a moderado vindo do norte, soprando com rajadas que podem atingir até 75 quilómetros por hora nas zonas elevadas, especialmente na costa centro e barlavento algarvio, bem como no litoral oeste.

A primeira semana de setembro será marcada pelo retorno do frio, especialmente nas regiões do interior, onde as temperaturas máximas poderão não ultrapassar os nove graus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT