Na cidade

Verão começa esta terça-feira com chuva e descida da temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, igualmente, vento fraco a moderado.
Fotografia: Osman Rana no Unsplash.

A estação mais quente do ano começa, oficialmente, esta terça-feira, 21 de junho, mas se espera sol, a deceção parece ser inevitável. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o verão chega acompanhado por chuva em quase todo o País. A entidade prevê, igualmente, uma pequena descida da temperatura mínima e vento fraco a moderado.

Citada pelo “Público”, o IPMA adianta que, nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, se esperam “períodos de céu muito nublado”. E há “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos”.

A temperatura máxima poderá chegar aos 20ºC em Bragança e no Porto, 21ºC em Aveiro e Coimbra, 15ºC na Guarda, 22ºC em Castelo Branco, 24ºC em Santarém e Beja, 22ºC em Lisboa e 25ºC em Faro. Enquanto isso, a temperatura mínima deverá rondar os 8ºC em Bragança, 14ºC no Porto, 12ºC em Coimbra, 7ºC na Guarda, 11ºC em Castelo Branco e Beja, 13ºC em Lisboa e 16ºC em Sagres.

Na terça-feira também serão registados “períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no interior do Alentejo e no Algarve”, com “aguaceiros a norte do Baixo Alentejo, sendo mais frequentes e intensos no interior a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela durante a tarde”.

Em Porto Santo, na Madeira, a previsão indica temperatura máxima e mínima de 23ºC e 17ºC. Nos Açores, estas devem variar entre os 22ºC de máxima na Horta e os 16ºC de mínima em Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT