Na cidade

As viagens de autocarro sobre a água em Porto e Gaia arrancam ainda este mês

O autocarro anfíbio vai fazer um percurso entre Crestuma e os bares do cais de Gaia — e pode usar o Andante.
Vai ser uma viagem, no mínimo, diferente

Finalmente, o tão aguardado autocarro anfíbio está prestes a chegar a Vila Nova de Gaia e ao Porto. Prevê-se que o arranque das viagens aconteça até ao final de junho, numa ligação entre Crestuma e a zona dos bares do cais de Gaia que durará cerca de 35 minutos.

A ideia do projeto foi lançada em 2018, altura em que Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou a compra de dois autocarros que andam em terra e na água, tudo por um valor de um milhão de euros. O autarca afirmou que o meio de transporte seria “uma alternativa” à mobilidade em horas de ponta, para a travessia Porto-Gaia, mas que seria também uma oportunidade turística.

O final de 2020 trouxe finalmente o parecer positivo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, dois anos depois da apresentação do projeto e após alguns atrasos. Eis que meio ano depois, parece tudo pronto para o arranque, neste caso da linha que liga os dois pontos da margem do rio em Gaia.

De hora a hora, os autocarros farão o percurso vaivém que terá capacidade para 52 lugares. Para reforçar a mobilidade, o pagamento será compatível com a rede Andante. “Para já circulará, a título experimental, por um ano, e depois avaliaremos”, afirmou o autarca. Numa fase posterior, os autocarros poderão também alargar o alcance à General Torres ou à Avenida da República.

“O trajeto fluvial vai ficar mais rápido do que o atual na EN 222 em hora de ponta. Neste momento, para fazer o mesmo percurso são necessários pelo menos 55 minutos. O anfíbio deverá demorar cerca de 35”, nota Eduardo Vítor Rodrigues. “Estou absolutamente certo de que pelo menos no período de verão terá muita procura. Temos todas as condições para reforçar uma linha de transporte direto entre o interior do concelho e a zona urbana.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT