Na cidade

Viagens de comboio entre Lisboa e Porto vão ser mais rápidas

Novo horário entra em vigor já no próximo domingo, 15 de dezembro. A redução deve-se ao fim das obras na linha do Norte.
Boas notícias.

As viagens entre Lisboa e Porto vão tornar-se mais rápidas a partir do próximo domingo, 15 de dezembro, com a redução do tempo de percurso em dez minutos, devido à conclusão das obras na via-férrea entre Gaia e Espinho.

A ligação de Alfa Pendular entre Santa Apolónia, em Lisboa, e Campanhã, no Porto, terá agora uma duração de duas horas e 48 minutos. Por outro lado, no serviço Intercidades, o tempo de viagem será superior, estimado em três horas e 13 minutos, segundo o “Diário de Notícias”.

A anterior redução da duração da viagem entre as duas cidades aconteceu em abril de 2007, quando o Alfa Pendular realizava o percurso em duas horas e 44 minutos, em comparação com as duas horas e 55 minutos anteriores. Ao longo dos anos, a ligação tornou-se mais lenta, fixando-se atualmente em duas horas e 58 minutos para o Alfa Pendular e em três horas e 23 minutos para o Intercidades.

Para 2025, estão programadas obras de renovação na via entre Ovar e Espinho, o que poderá voltar a prolongar o tempo de viagem, embora as datas específicas sejam ainda desconhecidas. As intervenções no troço de 19 quilómetros têm a duração prevista de três anos, resultando em diferentes limitações de velocidade para os comboios.

Vale a pena recordar que, no início deste ano, a Infraestruturas de Portugal anunciou que as viagens de TGV entre Lisboa e Porto terão um custo de 25€. Este novo serviço de alta velocidade permitirá ligar as duas cidades em apenas 1h15, com a primeira fase das obras a ser concluída até 2030. A segunda fase, que ligará Soure ao Carregado, está prevista para ser finalizada em 2032. Posteriormente, prolongar-se-á até Lisboa.

Estão planeadas 60 viagens diárias entre Lisboa e Porto, em ambos os sentidos: 17 diretas, nove com paragens nas cidades intermédias (Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia) e 34 com ligações à rede ferroviária convencional.

 

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