Na cidade

O maior madeiro de Natal do País volta a arder em Penamacor — e festa não vai faltar

Programa regressa presencialmente, mas está sujeito a possíveis alterações no âmbito da Covid-19.
Uma edição anterior (imagem da autarquia).

Está de volta aquele que é considerado o maior madeiro de Natal do País. A Câmara Municipal de Penamacor confirmou a realização do evento que junta atividades culturais e de animação em torno da fogueira, o Vila Madeiro. E as datas já estão marcadas.

Numa nota citada pela agência Lusa, a autarquia do distrito de Castelo Branco lembrou que o certame regressa presencialmente, mas também ressalvou que o evento está sujeito a alterações mediante imposições legais no âmbito da Covid-19.

A edição deste ano decorre de 7 a 25 de dezembro, com uma programação centrada nos fins de semana e que contará com música, animação de rua, um mercado de Natal, um espaço infantil, passeios pedestres e equestres e outras atividades culturais, como visitas guiadas e encenadas ou apresentação de livros.

A iniciativa é ainda marcada pela tradicional chegada do madeiro à vila (dia 8) e pelo acender da fogueira (dia 23), que constituem os momentos altos das festividades.

O evento arranca dia 7 de dezembro, às 15h30, no Museu Municipal, com a inauguração da exposição “Madeiro Património e Identidade”, seguida de um momento musical e de poesia, por Pedro Domingues e Cristiana Pereira.

No dia 7 decorre a festa dos jovens que este ano fazem 20 anos e que, juntamente com familiares, amigos e habitantes, cortam e recolhem os enormes troncos que irão alimentar a fogueira de Natal.

No dia seguinte, o ponto alto é a realização do “desfile do Madeiro”, com a chegada ao centro da vila das dezenas de tratores carregados com a lenha das árvores e com a colocação do madeiro junto à igreja matriz. Antes disso, está marcada para as 11 horas uma visita guiada e encenada ao Convento de Santo António, e, às 21h, é apresentado o teatro comunitário “Da água se fez lenda”.

O momento alto do certame e desta tradição acontece na passagem da noite de 23 para 24 com o acender da grande fogueira. Pode consultar toda a programação online.

Penamacor Vila Madeiro regressa e já tem programa completoO Penamacor Vila Madeiro regressa, este ano, em formato…

Posted by Município de Penamacor on Friday, November 26, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT