O Convento dos Capuchos, em Sintra, vai voltar a abrir para visitas guiadas noturnas no mês de abril. É com esta experiência que a Parques de Sintra celebra o Dia Internacional dos Museus e Sítios, que se assinla a 18 de abril.
Nos próximos dias 14 e 15 de abril, sexta-feira e sábado, regressa a experiência “O Convento dos Capuchos Vivo”, uma viagem ao tempo realizada num ambiente crepuscular e noturno, durante a qual os frades que habitaram este convento ao longo dos quase 300 anos parecem regressar à vida. Completamente alheios à presença dos visitantes, os antigos habitantes vão estar a orar e a trabalhar, exatamente como faziam há dois séculos.
Acompanhados por um guia, os participantes são convidados a descobrir os espaços deste edifício de cariz religioso, assim como a mais recente novidade do percurso expositivo do Convento dos Capuchos: duas esculturas em terracota, do século XVIII, que representam frades a regressar ao seu local local original — a Portaria do Convento — ao fim de cerca de 40 anos. Foram retiradas na década de 80 do século passado e, agora, a Parques de Sintra voltou a colocá-las no local, após trabalhos de conservação e restauro.
No fim do percurso, haverá um pequeno momento de convívio, com direito a um chá reconfortante. As visitas noturnas estão limitadas a 15 participantes por sessão e têm a duração de 1h30. Existem seis horários disponíveis, entre as 18 e as 21 horas. Os bilhetes estão à venda exclusivamente online. A entrada custa 24€ para adultos e 10€ para jovens entre os 6 e os 17 anos.