Não é segredo para ninguém que a costa alentejana guarda alguns dos melhores refúgios paradisíacos de Portugal. Os portugueses já o sabem, os estrangeiros também. Mas, apesar de todo o corrupio de notícias, elogios e recomendações, o Alentejo mantém-se imune ao turismo de massas que avassalou parte do Algarve.
É, também por isso, uma das joias mais valiosas do litoral de Portugal. Depois, quem manda são mesmo as preferências de cada um. Há quem não abdique das invulgares águas quentes atlânticas da Praia de São Torpes — aquecidas pela central termoelétrica no local, mas que não afeta a orgulhosa bandeira azul que ostenta — ou até quem prefira a reclusão da praia do Cavaleiro, em Odemira.
A verdade é que existem areais, rochas e cenários para todos os gostos e, quase todos sem exceção, vivem numa harmonia perfeita entre a paisagem e o mar, imunes aos hotéis empoleirados nas arribas e às multidões que correm passadiços de ponta a ponta.
Porque o verão e o calor estão mesmo aí a chegar, a NiT criou a primeira de várias votações que vão ajudar a eleger as praias mais bonitas do País. Desta vez, a viagem leva-nos pelas mais de duas dezenas de praias do Alentejo, da cobiçada Comporta à reclusão da praia da Amália.
Nota: as votações já encerraram.