NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

WhatsApp vai passar a ter publicidade dentro da aplicação

No entanto, a empresa garante que "nunca venderá nem partilhará os números de telefone dos utilizadores com os anunciantes".

A Meta anunciou esta segunda-feira, 16 de junho, que o WhatsApp, uma das plataformas da empresa, vai passar a ter anúncios de empresas no separador das “Atualizações”. Estes vão funcionar de forma semelhante aos stories do Instagram — onde pode ver fotografias e vídeos dos seus contactos.

Há vários anos que o grupo considerava introduzir publicidade na plataforma, uma ideia à qual os fundadores da aplicação sempre se opuseram. Em 2020, a empresa reverteu os planos de lançar anúncios integrados na app, mas Will Cathcart, o responsável pelo serviço, confirmou em 2023 que continuavam a trabalhar numa forma de implementar a ideia.

Segundo novas informações, a publicidade vai ser personalizada de acordo com os interesses do utilizador, com base em “informações limitadas”, como o país, cidade, idioma e os canais que segue.

“No que toca à nossa estratégia, temos falado há anos sobre construir um modelo de negócio que não interfira nas suas conversas pessoais, e acreditamos que o separador ‘Atualizações’ é o local certo para integrar estas novas funcionalidades,” partilhou a Meta, que em 2024 obteve mais de 138 mil milhões de euros em receitas publicitárias.

A empresa garante que “nunca venderá nem partilhará os números de telefone dos utilizadores com os anunciantes”, acrescentando que não usará mensagens, chamadas ou grupos para personalizar os anúncios.

Áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS