A Meta anunciou esta segunda-feira, 16 de junho, que o WhatsApp, uma das plataformas da empresa, vai passar a ter anúncios de empresas no separador das “Atualizações”. Estes vão funcionar de forma semelhante aos stories do Instagram — onde pode ver fotografias e vídeos dos seus contactos.
Há vários anos que o grupo considerava introduzir publicidade na plataforma, uma ideia à qual os fundadores da aplicação sempre se opuseram. Em 2020, a empresa reverteu os planos de lançar anúncios integrados na app, mas Will Cathcart, o responsável pelo serviço, confirmou em 2023 que continuavam a trabalhar numa forma de implementar a ideia.
Segundo novas informações, a publicidade vai ser personalizada de acordo com os interesses do utilizador, com base em “informações limitadas”, como o país, cidade, idioma e os canais que segue.
“No que toca à nossa estratégia, temos falado há anos sobre construir um modelo de negócio que não interfira nas suas conversas pessoais, e acreditamos que o separador ‘Atualizações’ é o local certo para integrar estas novas funcionalidades,” partilhou a Meta, que em 2024 obteve mais de 138 mil milhões de euros em receitas publicitárias.
A empresa garante que “nunca venderá nem partilhará os números de telefone dos utilizadores com os anunciantes”, acrescentando que não usará mensagens, chamadas ou grupos para personalizar os anúncios.