Na cidade

Yellow Jackets descobrem fábrica abandonada com carros clássicos em Portugal

O casal misterioso encontrou dezenas de automóveis numa das suas visitas a locais abandonados. As imagens são incríveis.
Havia dezenas de carros.

Com casacos amarelos e as caras tapadas, o casal Ivy e Athon, como preferem ser conhecidos sob anonimato, são os nomes por detrás do projeto “The Yellow Jackets”, que dá vida a locais abandonados através das suas fotografias impressionantes, com cenários de lugares em tempos opulentos e entretanto caídos no esquecimento. Depois de terem visitado o famoso castelo da Disney abandonado em Sintra, um dos edifícios mais curiosos de Portugal, eis que surge um novo local, tão ou mais misterioso: uma fábrica com automóveis clássicos abandonada.

Como já é habitual, o jovem casal partilhou, em outubro, o estado da fábrica nas redes sociais, mas não divulgou informações sobre a morada “com o intuito de preservar o local”. Encontraram-na através de um amigo e não podiam ter ficado mais surpreendidos.

“Ficámos intrigados com o facto de ter imensos carros antigos num sítio tão diferente do habitual. Quando entrámos nesta antiga fábrica nunca pensámos encontrar este tesouro”, contam à NiT.

Dentro do velho prédio industrial de dois andares e vários anexos existia um túnel escuro que, à primeira vista, parecia uma mina. Assim que chegaram ao outro lado, depararam-se com dezenas de automóveis antigos. “Estavam lá entre 40 a 50 carros, alguns bastante antigos. Achamos que o mais antigo devia ser do início dos anos 30”.

Nas imagens partilhadas pelo casal, é possível ver vários automóveis clássicos e de luxo, incluindo um que se assemelha a um Ferrari Testarossa, um dos carros desportivos da casa de Maranello mais famosos de sempre. Se antes deslumbrava com a sua cor vermelha, agora encontra-se abandonado com os pneus furados e a tinta gasta. Além deste carro desportivo de luxo, o casal conta que, no interior, “havia uma máquina muito antiga de transporte”.

Nas fotografias percebe-se que alguns deles estavam cobertos de musgos e outros encontravam-se no exterior da fábrica, perdidos no meio da vegetação. Mas não foram só os automóveis que conquistaram o casal: “Uma das coisas que mais gostámos neste local foi da arquitetura da fábrica e o túnel”, acrescentam à NiT.

A história dos The Yellow Jacket

A caça a locais abandonados de Ivy e Athon, formados em design e fotografia e ambos na casa dos 30, começou muito antes da chegada dos casacos amarelos que os tornaram numa espécie de celebridades no Instagram. O casaco do pai de Athon foi uma graça que ficou e que serviu de gatilho para uma pequena mudança.

“Achámos que o casaco fazia todo o sentido, arranjámos outro e pronto. Com a entrada dos casacos mudámos alguma coisa na estética, mas já fotografávamos locais abandonados creio que desde 2012”, explicou Ivy à NiT.

Apesar de ambos terem empregos que lhes ocupam a maior parte do tempo, há sempre espaço para fazerem estas “escapadinhas”, embora seja uma tarefa bastante trabalhosa. São os amigos que costumam dar dicas de sítios abandonados que podem servir de cenário para a próxima sessão, mas o casal também anda à procura — e o Google Maps é uma das ferramentas essenciais.

“Usamo-lo para ir à procura de pistas que denotem que os edifícios estão em estado de abandono”, nota Ivy. Ocasionalmente, os tesouros encontram-se com um olhar atento na rua.

Quando encontram um destes espaços procuram sempre a autorização dos donos, mas nem sempre a conseguem. “Normalmente quando mostramos o projeto e as ideias que temos, costumam dar autorização para fotografarmos. Noutros casos dizem que não, até porque não têm interesse que sejam divulgados devido ao estado de abandono. Nem têm interesse que a população perceba que estes imóveis estão assim”, explica. 

A primeira regra que têm é a de nunca revelarem a morada dos locais que visitam de forma a evitar possíveis atos de vandalismo. Também evitam danificar o espaço ou tirar o que quer que seja do sítio. Trazer objetos consigo é impensável, apesar de muitas vezes visitarem bibliotecas recheadas de livros ou casas quase intactas, apesar de abandonadas.

O resultado deste vício é um feed recheado de imagens ricas e cheias de detalhes onde os cenários, uns sombrios, outros mais idílicos, contrastam com a cor garrida dos casacos que o casal usa. O sucesso das imagens originou, literalmente a pedido de muitas famílias, um site onde é possível comprar impressões de grandes dimensões das fotografias.

De seguida, carregue na galeria para ver as fotografias da antiga fábrica com automóveis clássicos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT