Na cidade

Zoo de Lisboa inaugura novo espaço para receber as crias de pinguins-do-cabo

A espécie encontra-se em perigo de extinção pela pesca excessiva, alterações climáticas, e poluição do habitat.
Uma nova atração.

Os pinguins-do-cabo caracterizam-se por serem monogâmicos, com registos de casais que permanecem unidos por mais de dez anos. A espécie pode ser visitada no Jardim Zoológico de Lisboa, que recentemente aumentou a área disponível para acolher as duas novas crias. A instituição anunciou esta segunda-feira, 5 de agosto, que já estão preparadas para receberem visitantes.

Inspirada nas praias rochosas da África do Sul, origem dos pinguins-do-cabo, a nova zona apresenta agora um espaço mais amplo, com áreas secas e aquáticas expandidas. Para garantir que o habitat assegura as necessidades da espécie, foram introduzidas plantas adequadas, substratos específicos, ninhos estilizados e controladores de temperatura.

“A renovação foi acompanhada pelo nascimento de uma exposição com painéis educativos, que dá a conhecer as espécies de pinguim que existem no mundo e as características e comportamentos naturais da espécie”, salienta o Zoo. 

As grandes atrações são, sem dúvida, as duas novas crias, que já se juntaram às outras aves na instalação recém-inaugurada. O pinguim-do-cabo é uma espécie classificada como em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Atualmente, calcula-se que a população mundial desta espécie represente apenas 10% do que existia no início do século XX.

Os principais fatores que ameaçam a espécie são a diminuição das reservas de peixe devido à pesca excessiva, as alterações climáticas e a poluição dos habitats, especialmente por derrames de petróleo.

O Jardim Zoológico de Lisboa está aberto diariamente, das 10 às 20 horas. Os bilhetes têm um custo de 29€ para adultos, enquanto os miúdos entre os três e doze anos pagam 18€. As reservas podem ser efetuadas online.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Jardim Zoológico (@jardimzoologico_oficial)

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT