Viagens

Neve e agitação marítima: IPMA coloca nove distritos continentais sob alerta amarelo

Prevê-se uma forte movimentação das marés, com ondas até cinco metros. A queda de neve poderá ocorrer na Guarda e Castelo Branco.
Preste atenção.

Quem vive nas zonas costeiras de Portugal deverá ter atenção redobrada no que ao mar diz respeito. De acordo com o IPMA, durante os próximos dias a agitação do oceano vai ser de tal forma intensa que o instituto a lançou um alerta amarelo.

O movimento da ondulação vai aumentar entre as 18 horas de quinta-feira e as 21 horas de sexta-feira — as ondas podem chegar aos 5 metros. Os distritos afetados por esta forte agitação marítima serão Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Sob alerta amarelo estarão também os distritos da Guarda e de Castelo Branco devido à previsão de forte queda de neve naquelas localidades. A precipitação deverá ser superior à cota de 1.400 metros, entre as 7 e as 18 horas de quinta-feira.

Para esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a existência de chuva na zona litoral norte a partir da tarde. Os ventos poderão, por vezes, ser fortes nas terras mais altas a partir do final da tarde, causando uma pequena descida nas temperaturas nas regiões norte e centro.

A mudança no clima deve-se a uma tempestade súbita (e breve) provocada por superfície frontal com origem no Atlântico Norte, que passará pelo território nacional trazendo ar polar marítimo que se prevê que provoque agitação marítima, descida das temperaturas e aguaceiros. Porém, a quantidade de chuva não será suficiente para reverter a situação de seca que o País atravessa.

Os alertas emitidos pelo IPMA são lançados sempre que a situação meteorológica representa algum tipo de risco para atividades diárias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT