Na cidade

Vai ser construída uma nova ponte entre o Porto e Gaia — e vai custar 50 milhões de euros

O concurso público para a conceção da estrutura já foi lançado.
Vem aí mais uma ponte.

Em março, foi lançado o concurso público para a conceção e construção de uma nova ponte sobre o rio Douro. A estrutura, que deverá concretizar a segunda linha de metro de Vila Nova de Gaia, tem um investimento estimado em 50 milhões de euros. 

Segundo a Agência Lusa, citada pela “Dinheiro Vivo”, o primeiro-ministro António Costa marca presença no lançamento do concurso público internacional de conceção da nova ponte, exclusiva para o metro. A nova travessia para ligar o Porto e Gaia através de metro deve ficar entre as pontes da Arrábida e Luís I e servirá uma nova linha de metro de Vila Nova de Gaia, entre a Casa da Música e Santo Ovídio.

A “TSF” adianta que o governo estima gastar cerca de 50 milhões de euros no projeto, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a chamada “bazuca” europeia. “Temos pressa em fazer estes investimentos para que a economia possa recuperar após a pandemia, mas há coisas que não se conseguem fazer depressa e uma delas é uma ponte sobre o rio Douro, entre duas fragas no Porto e em Gaia, a 500 metros a poente da obra maior do Edgar Cardoso, que é a Ponte da Arrábida, e a nascente da Ponte Luís I, que é uma ponte da escola do Eiffel. Tem que ser um projeto muito cuidado”, explicou João Pedro Matos Fernandes à rádio.

Ainda segundo avança o “Jornal de Notícias”, a travessia terá também uma ciclovia e a cota será um metro acima da Arrábida, para não tapar o seu arco.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT