Com vistas privilegiadas sobre o Alqueva, privacidade total e serviços de um hotel de cinco estrelas, nasceu a Casa Nossa ‒ The Lake Farmhouse, um alojamento criado pelo chef português com mais estrelas Michelin, José Avillez, e a mulher Sofia Ulrich, uma leitora compulsiva e fotógrafa amadora. É a primeira vez que o casal está a trabalhar num projeto e tem sido “um desafio interessante e divertido”.
Tudo começou com a simples vontade de procurarem um refúgio para passarem os fins de semana com os filhos. Sempre tiveram um carinho especial pelo Alentejo, até porque a família da mãe de Sofia tem um monte em Alcácer do Sal. “Antes da Covid-19 já andávamos à procura de um terreno, uma coisa mais pequena, mas viemos parar a este sítio, que é muito maior do que o que tínhamos em mente”, conta à NiT Sofia Ulrich, de 47 anos. Ainda assim, a decisão de ficaram com ele foi inevitável: apaixonaram-se pela propriedade e pela paisagem envolvente.
“Fomos ver o terreno e ficámos completamente apaixonados, ficava em cima do lago, tinha uma vista extraordinária e então pensámos que, se fosse para ser ali, então teria de ser um projeto turístico. O meu marido sempre disse que, um dia, gostaria de fazer algo fora da restauração”, revela. E assim foi.
O casal adquiriu o terreno em 2019, quando existia apenas uma ruína no terreno. Ainda tentaram aproveitá-la, mas já não tinha condições e a estrutura não se aguentava. “A casa está exatamente onde era a ruína. A parte da frente são dois módulos, exatamente como eram as casas do Alentejo antigamente, quando havia uma casa para a família e outra para os animais”, conta.
Quanto à decoração, o ambiente da Casa Nossa é “discretamente sofisticado”, graças à assinatura do design de interiores Studio Astolfi, embora o casal tenha estado envolvido em todas as decisões. “Tentámos que fosse simples, mas que desse um grande conforto”, sublinha. Pelo alojamento existem ainda várias peças de artesanato português, com curadoria de Felipe Almeida.
O casal construiu “uma casa de inspiração alentejana, num compromisso entre tradição e modernidade”, com vistas deslumbrantes e 65 hectares de paisagem natural junto ao lago. A Casa Nossa fica em Campinho, ao lado de Monsaraz, e começou a receber hóspedes no dia 7 de março.
Apesar de não ser um hotel, mas sim uma propriedade para alugar por inteiro, oferece todo o conforto e serviços de uma unidade hoteleira de cinco estrelas — ou melhor ainda. Afinal, não é comum encontrar um alojamento deste género com uma sala de cinema e espetáculos. A inspiração para a criar veio do restaurante Canto, que José Avillez abriu em 2020 com a curadoria de Ana Moura e António Zambujo nos espetáculos. Ficava no Largo de São Carlos e só funcionava aos jantares, sempre com música ao vivo.
“O projeto tinha um espaço sem janelas e começámos a pensar em como o poderíamos usar. Lembrámo-nos do restaurante Canto, que era para promover música e espetáculos. Esta zona também dava para fazer espetáculos, apresentações, reuniões de empresa ou até mesmo sessões de cinema”, revela. Além desta vertente, o novo alojamento do Alentejo também pode receber vários eventos, como um casamento até um máximo de 100 pessoas.
A Casa Nossa é somente alugada em regime de exclusividade e dispõe de 10 suites, assim como muitos outros espaços para conviver. O alojamento inclui ainda uma sala de estar com enormes janelas com vista para a paisagem típica alentejana e uma garrafeira com sala para prova de vinhos.
Como não podia deixar de ser, a cozinha é de matriz portuguesa, “feitas de forma tradicional e com toques contemporâneos” e assinada pelo chef José Avillez, embora seja um conceito diferente dos típicos restaurantes: aqui, não há nenhuma carta. “Antes dos hóspedes chegarem, eles dizem-nos se têm algumas restrições, se são vegetarianos ou se querem coisas mais leves. Depois, a refeição é simplesmente servida à mesa, há sempre uma grande variedade”, explica Sofia Ulrich.
Os pratos são preparados todos os dias seguindo o modelo farm-to-table: são privilegiados os produtos sazonais e locais e, claro, os produtos da herdade. Isto porque a propriedade, além de estar rodeada por azinheiras centenárias, plantas autóctones, árvores de fruto e ervas aromáticas, tem uma horta onde se cultivam os melhores vegetais de cada estação.
Já no exterior, para aproveitar toda a paisagem, existe um enorme alpendre com vistas de 180 graus sobre o enorme lençol de água. A herdade conta também com duas piscinas exteriores e um acesso direto ao lago do Alqueva, com uma pequena praia fluvial e um ancoradouro privado para desportos náuticos.
Por estar junto à margem do Alqueva, os hóspedes podem fazer passeios inesquecíveis de barco pelo lago, com piqueniques a bordo. Ginásio, massagens, ioga, padel e ténis são outras das atividades que podem praticar no alojamento.
“É a primeira vez que estamos a trabalhar juntos. Tem os seus desafios, mas está a ser muito interessante e divertido. É algo novo para os dois e é um projeto que gostamos muito e temos um carinho muito grande”, revela. Contudo, apesar do sucesso que a Casa Nossa está a ser, não está prevista a abertura de mais alojamentos.
A propriedade tem capacidade para acomodar até 20 hóspedes é alugada em regime de exclusividade, sendo que a ocupação mínima é de seis quartos. O valor da estadia tem início nos 4.500€ por noite, para seis suites. As reservas devem ser feitas para o email casanossa@nulljoseavillez.pt
Carregue na galeria para conhecer melhor a Casa Nossa, o primeiro alojamento de José Avillez.