A renovação da frota da Transtejo, com a aquisição de dez navios elétricos, estará pronta para começar a navegar ainda durante 2022. E as imagens das novas embarcações já foram divulgadas. A notícia chega depois da reprogramação, por parte do Conselho de Ministros, da despesa autorizada em 2019.
Inicialmente, estava previsto um investimento global de 57 milhões de euros e gastos de aproximadamente 33 milhões de euros na manutenção. Os números correspondiam a um período entre 2020 e 2035. Com a alteração dos valores, o Plano de Renovação da Frota da Transtejo atinge um máximo de 70 milhões de euros de investimento nos navios e aproximadamente 29 milhões de euros para a manutenção até 2036.
A justificação para a reprogramação passa pela abertura de um concurso público aberto pela empresa de transporte fluvial e respetivas candidaturas apresentadas. Os vencedores do concurso foram os estaleiros espanhóis Gondán, que já iniciaram a construção dos navios elétricos.
A Transtejo é a linha que assegura as ligações fluviais entre Lisboa e o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão. Com a previsão de que o primeiro navio será entregue este ano, as operações passam por Cacilhas, Montijo, Seixal e distrito de Setúbal.
Astilleros Gondan has reported that it has started construction on 10 fully-electric ferries for the Portuguese shipping company Transtejo.https://t.co/vp85cX8pp2 pic.twitter.com/chhVsQZ81V
— ship.energy (@shipdotenergy) April 6, 2021