Na cidade

Parece um reino de gelo: as fotos virais do Gerês coberto de neve

A depressão Dora trouxe os primeiros nevões do ano e um jovem captou as imagens que se tornaram virais no fim de semana.
Um sonho.

Primeiro veio a Dora, agora chega o Ernest. Na semana passada, a depressão Dora trouxe chuva e agitação marítima para o litoral, mas a descida da temperatura sentiu-se por todo o território, o que levou às regiões mais altas do País — em alguns casos, não tão altas assim — os primeiros nevões. As temperaturas para as Penhas Douradas variaram entre os -3 e os 4 graus, na Torre ficaram entre os -8 e os 0 graus e em Montalegre não foram além de uma mínima de -2 e uma máxima de 2 graus, o que serve para ilustrar bem o que se fez sentir.

Esta semana, uma nova depressão, a tal nomeada de Ernest, vai trazer um pouco mais do mesmo: chuva, vento, agitação marítima, muito frio e neves nas terras altas. Provavelmente, trará também mais fotos e vídeos como os que foram sendo partilhados no final da passada semana, um pouco por todo o norte do País. E, com alguma sorte, mais cenários como a tela branca incrível que pintou o Gerês na passada sexta-feira, 4 de dezembro — e que um jovem residente em Braga captou com a sua máquina.

Nesse dia, na Mata da Albergaria, junto do Rio Homem, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, Paulo Lourenço, que nos tempos livres se dedica a fazer trilhos e tirar fotos, encontrou um cenário como nunca tinha visto: um nevão que encheu totalmente toda a natureza de branco.

Como explica à NiT, Paulo é um “amante da natureza” e sempre que pode vai até ao parque nacional fazer passeios e tirar imagens. “Desta vez tive sorte de me encontrar em pleno parque logo de manhã quando se encontrava a cair um nevão, deixando por ali paisagens magníficas”, conta-nos.

Sem adiantar a profissão, diz apenas que não é fotógrafo, simplesmente gosta de ficar com os registos dos locais por onde faz trilhos. E, afirma, tem também um grupo no Facebook, o Trilhos de Portugal, que conta já com perto de 50 mil membros, onde normalmente partilha as imagens.

Foi a partir deste grupo que as suas fotos, durante este fim de semana, se tornaram virais: mais de 20 mil partilhas, incluindo noutros países da Europa, nos EUA e no Brasil. Milhares de pessoas, vários meios de comunicação social e outros grupos nas redes sociais renderam-se a este verdadeiro espetáculo da natureza — que, a avaliar pelas previsões recentes do IPMA, se poderá repetir nos próximos dias.

Carregue na galeria para conhecer as incríveis imagens de Paulo Lourenço, de um Gerês transformado num verdadeiro Reino do Gelo saído dos filmes de “Frozen”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT