Na cidade

Rede de comboios espanhola coloca Vigo no Gerês — e há mais locais errados

Mapa distribuído em revista da Renfe tem várias localizações que não se encontram no sítio certo. E algumas são escandalosas.
Novos dados.

Entre Portugal e Espanha sempre houve problemas de fronteiras e localidades que se identificam mais com o país do lado do que com aquele a que pertencem. Daí a ser alterada a sua localização geográfica já vai um grande passo. Ainda assim, o insólito aconteceu e a culpa é da Renfe.

A companhia ferroviária espanhola distribuiu com o número 49 da sua revista “Club +” um mapa onde quase nada parece estar no sítio correto além de Madrid e de outras poucas cidades. Nessa publicação, o mapa coloca Vigo no Gerês — algures entre o Soajo e Terras de Bouro —, o que levou muitos utilizadores a reclamarem nas redes sociais.

Além desta localização mais flagrante de mudança de país, podemos ver que o Porto está quase em Viseu e Lisboa fica ali para os lados de Santarém. E não pense que é só por cá que acontecem os erros porque do lado de lá Badajoz não está bem na fronteira, A Coruña e Ferrol deixam de ter mar e outras cidades estão deslocadas do seu correto lugar.

Uma das vozes mais ativas nesta chamada de atenção foi a de Rúben Martins, jornalista do “Público”, que partilhou a imagem na sua conta no Twitter e teve várias reações não só de portugueses como de espanhóis.

Entretanto, a Renfe respondeu a um dos comentários pedindo desculpa pelo erro. “Pedimos desculpa por aquilo que foi uma falha de design ao ajustar o esquema de linhas sobre o mapa em todo o território. Muito obrigada por detetarem e avisarem-nos deste erro, que sem dúvida será resolvido no próximo número”, escreveu a companhia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT