Reino Unido celebra o Jubileu de Platina de Isabel II com vários meses de festa

Não são conhecidos os eventos em que a rainha, aconselhada a descansar após a estada hospitalar em outubro, vai estar presente.
Tinha 25 anos quando foi coroada.

A monarquia britânica nunca assistiu a um reinado tão longo quanto o de Isabel II, coroada rainha em 1952, quando tinha apenas 25 anos. No próximo mês, a soberana celebra o Jubileu de Platina, mas as comemorações dos seus 70 anos no trono vão muito além do dia 6 de fevereiro. Entre festas de rua, desfiles, concertos e serviços religiosos, os festejos prolongam-se até julho.

Segundo a BBC, a primeira atividade do programa de celebrações até já teve início, com o arranque de um concurso que pretende inventar um novo pudim para assinalar o marco histórico. Um painel de especialistas vai decidir a receita vencedora, que será apreciada nos grandes almoços do Jubileu. Estes decorrem durante o fim de semana prolongado de 2 a 5 de junho.

As maiores probabilidades de bom tempo são o que levou o fim de semana a transitar de fevereiro para junho, como já aconteceu nos Jubileu de Ouro (50 anos) e Diamante (60 anos). Espera-se, igualmente, que a pandemia que tomou conta do mundo em 2019 esteja mais controlada nessa altura.

Durante esses dias, as propriedades de Sandringham e Balmoral vão estar abertas ao público. Tratam-se de uma casa de campo — que pertence à família real desde meados do século XIX —, localizada em Norfolk, Reino Unido, e de um castelo na Escócia, comprado pela rainha Vitória em 1852, respetivamente.

Para 2 de junho, está agendado o regresso do desfile Trooping the Colour, que se irá realizar em pleno pela primeira vez desde o início da pandemia. Vão estar presentes mais de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos.

A 3 de junho tem lugar um serviço religioso na Catedral de São Paulo, em Londres. No dia seguinte, o Palácio de Buckingham serve de palco a um concerto ao vivo, acessível ao público mediante inscrição prévia. Ainda não se sabe quem vai atuar, mas a BBC fala em grandes estrelas do entretenimento.

Os grandes almoços do Jubileu acontecem no dia 5, um pouco por todo o país, com festas de ruas e um grande desfile composto por cinco mil pessoas do Reino Unido e da Commonwealth nas imediações da residência oficial da monarca.

Em julho, o Palácio de Buckingham, o Castelo de Windsor e o Palácio de Holyroodhouse acolhem três exposições dedicadas à rainha, que se debruçam sobre o seu percurso desde a ascensão ao trono até os jubileus que já celebrou. Os dois primeiros ficam em Inglaterra e o terceiro na Escócia.

Antes disso, de 12 a 15 de maio, haverá um espetáculo de 90 minutos no Castelo de Windsor sobre, claro está, o reinado de Isabel II.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT