na cidade

A terra continua a tremer nos Açores: o último sismo foi agora e de 4,6

Nas últimas semanas, têm sido registados centenas de sismo no arquipélago.
Foi o segundo sismo com mais de 3 na escala de Richter.

A terra tem tremido sucessivamente nos Açores, e na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro, foi mesmo sentido um abalo de 4.6 na escala de Richter.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado, pelas 6h47 (hora local, uma hora mais tarde no continente) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.6 e cujo epicentro se localizou a cerca de 35 quilómetros a oeste do Capelo, Faial.

O IPMA adianta que este sismo não terá causado danos pessoais ou materiais mas foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli modificada na freguesia do Capelo.

Nas últimas semanas, tem sido registada muita atividade sísmica no arquipélago. Mesmo na noite desta quinta-feira, 12 de dezembro, um outro abalo chegou aos 3.8 na escala de Richter. Foi registado às 20 horas locais e teve o epicentro a 32 quilómetros da mesma freguesia do Capelo, Faial.

O “Observador” adianta mesmo que os Açores tiveram um total de sete sismos entre a meia noite desta sexta-feira e as nove da manhã; e que, desde o início de novembro, já foram assinalados mais de mil sismos no Faial. O jornal cita no entanto Rui Marques, presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), garantindo que esta “não é uma situação anormal”. Os especialistas explicam que os eventos sísmicos tendem a agrupar-se no tempo e espaço e que não há motivos para alarme.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT