Turismos Rurais e Hotéis

10 casas na árvore em Portugal para uma escapadinha romântica (e original)

São perfeitas para quem quer tirar férias num alojamento com uma vista única — só não podem ter medo de alturas.
São um sonho.

“Tudo que não seja viver escondido numa casinhola, pobre ou rica, com uma pessoa que se ame, e no adorável conforto espiritual que dê esse amor, me parece agora vão, fictício, inútil, oco e ligeiramente imbecil.” Esta bela frase do escritor português Eça de Queiroz poderia ser resumida com a expressão “amor e uma cabana”. Num mundo em que os dias são passados a correr, entre a casa e o trabalho, é tudo o que precisamos para desligar. 

Em Portugal, há cada vez mais alojamentos que oferecem isso mesmo: uma pequena cabana romântica, no meio das árvores, a uns quantos metros do chão. Exatamente como aquelas onde gostaríamos de ter brincado em miúdos, semelhantes à que Huckleberry Finn e Tom Sawyer construíram — e com a qual continuamos a sonhar.

A personagem criada por Mark Twain foi uma das principais inspirações de Lúcio Neto para realizar um sonho que tinha desde miúdo: ter uma casa na árvore. “Quando era mais novo lia muitas histórias e via fenómenos como a ‘Família Robinson’, que tinha naufragado, e construíram uma casa na árvore. O Tom Sawyer também foi uma inspiração”, contou à NiT o brasileiro, que vive em Portugal há oito anos.

Quando construiu esta cabana no meio das árvores, há cerca de cinco anos, era apenas para uso próprio, mas sempre teve a intenção de, um dia, a disponibilizar ao público. Porém, adiou a decisão por recear eventuais reações negativas dos hóspedes. “É algo que traz muita responsabilidade, porque é o meu sonho e não queriam que dissessem que o espaço é horrível”, confessou.

Deixou o receio de lado em setembro do ano passado, quando abriu ao público a Magical Treehouse. No interior encontra muitos móveis de madeira, criados pelo próprio, para manter toda a estética uniforme.

Outro alojamento que nos faz lembrar as aventuras de Tom Sawyer é a Conversas de Alpendre, um dos turismos rurais mais procurados na zona de Cacela, no Algarve. Tudo começou quando Cristina Gonçalves teve a ideia de fazer uma casa na árvore para o neto — mas acabou por fazê-la numa escala para adultos.

A romântica casa foi erguida no topo de uma quase centenária alfarrobeira, a sete metros de altura. A elevação natural do terreno faz com que o quarto com perto de 30 metros quadrados tenha uma vista única de 180 graus, que percorre a costa de Espanha até Tavira — e ainda permite espreitar o maravilhoso nascer do sol. Toda feita em madeira, a casa oferece um quarto amplo com um duche envidraçado no meio, que permite também aproveitar a vista desafogada.

Carregue nas imagens acima para descobrir as casas na árvore mais incríveis e do País. 

 
10 casas na árvore em Portugal para uma escapadinha romântica (e original)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT