Com uma área de 2255 quilómetros quadrados, Viana do Castelo é o menor distrito do País. Faz fronteira (a norte e a leste) com Espanha e é banhado pelo Oceano Atlântico — e, apesar, da dimensão reduzida, é uma das regiões mais atrativas de Portugal.
Tem uma paisagem pitoresca e única, com praia, campo e montanha; uma rica herança cultural, patrimonial e, claro, gastronómica. Junto ao mar e à foz do rio Lima, é conhecida pela Romaria da Senhora da Agonia — uma das melhores festas populares do nosso País —, pelas joias de filigrana tão características do Minho, pelo charme do centro histórico, pelas igrejas centenárias e pelas praias selvagens que convidam a mergulhos durante o verão. Ainda assim, qualquer época do ano é boa para fazer uma escapadinha nesta zona do norte de Portugal — e o que não faltam são alojamentos únicos e inovadores para pernoitar.
De hotéis de chocolate no centro histórico, com quartos inspirados em Willy Wonka, passando por iates de luxo na marina aos glampings naturistas com cúpulas de vidro no alto da serra. Se há distrito com uma oferta hoteleiras diferenciadora, Viana do Castelo é um deles. Para o ajudar a escolher onde ficar, a NiT foi à procura dos melhores turismos rurais, campismos de luxo e cabanas românticas para umas escapadinhas de sonho no Alto Minho.
Uma das aberturas mais recentes chama-se Casas da Madrinha, um turismo de natureza que abriu em Arcos de Valdevez. Num terreno com cerca de mil metros quadrados, a empreendedora Catarina Oliveira construiu duas acolhedoras cabanas de madeira (inspiradas nos alojamentos nórdicos) com piscina privativa.
A ideia da jovem passou por optar por construções que se “fundissem com a natureza” e que fossem o mais confortável possível. Tudo para “proporcionar uma experiência diferenciada”, com um ambiente romântico — e o objetivo foi cumprido.
Outro alojamento que marca pela diferença é a Fábrica do Chocolate (e, neste caso, o nome explica quase tudo). A unidade hoteleira leva os hóspedes numa autêntica viagem ao filme “Charlie e a Fábrica do Chocolate”, mas é muito mais do que um hotel. “Temos 18 quartos temáticos, todos eles ligados ao cacau ou ao chocolate, a parte do restaurante, temos massagens de terapia com chocolate, continuamos com uma pequena produção na nossa loja, realizamos eventos comemorativos como aniversários, e ainda temos a parte do museu”, revelou à NiT Cândido Torres, diretor comercial do empreendimento. É um mundo feito de chocolate, onde podemos explorar o grandioso universo do alimento dos Deuses.
Se preferir algo ainda mais original (e afastado de terra firme), pode sempre reservar uma noite no iate de luxo que está atracado na marina de Viana do Castelo e faz parte do hotel Atrium Areias. À unidade hoteleira localizada no interior da antiga muralha medieval, João Pacheco, armador de pesca desde os 16 anos, decidiu juntar ao projeto uma embarcação com capacidade para 12 pessoas: o My Way.
Com dois quartos duplos, sendo que um deles é uma suite, e um quarto com duas camas, o iate foi desenhado para proporcionar espaço e conforto. A ideia é ser um “alojamento de excelência na água”. No centro do iate está um salão com mesas e sofás, incluindo um grande sofá em L, bem como uma kitchenette equipada.
A seguir, carregue nas imagens acima para conhecer os alojamentos mais incríveis e originais de Viana do Castelo.