Turismos Rurais e Hotéis

3 Marias: a country house que fica numa das zonas mais bonitas do Gerês

O alojamento vai começar a receber hóspedes em maio. Tem piscina exterior e um espaço de lazer com matraquilhos e ping pong.
Abre em maio.

Quando Ana Linhares de Castro engravidou pela primeira vez, tudo apontava que iria ser mãe de uma menina. Já tinha tudo pensado, até o nome: Maria Leonor. Quando percebeu que a primeira ecografia, afinal, tinha errado no género, foi obrigada a encontrar um novo nome para o filho. 

Não se queria desfazer da primeira ideia e acabou por adaptá-lo para Afonso Maria. Haveria de ter mais duas crianças, Dinis Maria e o João Maria. “Achámos que ficava giro se todos combinassem”, conta à NiT a fisioterapeuta de 42 anos, natural da Póvoa do Varzim.

Agora, prestes a inaugurar um alojamento local a cerca de uma hora do Porto — o seu quarto “filho” — sabia que não podia quebrar a tradição. Deu-lhe o nome de 3 Maria’s Country House e prepara-se para receber os primeiros hóspedes no mês de maio. “Foi a forma que encontrei de dar um significado pessoal ao local”, sublinha.

Há muito que Ana e o marido, Bruno, andavam à procura de um “espaço interessante” num “sítio agradável” que pudessem utilizar como casa de férias e que fosse relativamente perto do trabalho. “O Gerês sempre foi uma zona que ambos frequentamos desde miúdos e sempre adorámos. Queríamos arriscar num projeto na zona, mas faltava a oportunidade certa”, confessa.

Quando Bruno descobriu, no início de 2023, uma “casa em mau estado” na Caniçada, “uma zona muito interessante no Gerês”, ficou logo encantado pela localização e pela enorme exposição solar, principalmente no verão. Pouco depois, a fisioterapeuta foi visitá-la e a opinião foi unânime.

A ideia inicial era remodelá-la e torná-la numa casa habitável para a família, mas começaram a ver “todo o potencial do espaço”, com cerca de quatro mil metros quadrados de terreno. “Era uma típica casa de aldeia que tinha um galinheiro e decidimos fazer um alargamento considerável ao local. Os miúdos gostam muito de passar férias com os primos e fizemos tudo de acordo com as nossas preferências pessoais”, explica a responsável. 

As obras arrancaram em abril e Bruno, que trabalha na área do investimento imobiliário e remodelações, foi um dos principais responsáveis por transformar o imóvel. “Nenhum dos projetos foi tão especial como este”, confessa.

O alojamento prepara-se para abrir ao público em maio, mas as reservas já estão abertas. Com capacidade para acomodar 12 hóspedes, a 3 Maria’s Country House é composta por quatro suites, um quarto com beliche, uma zona de estar e kitchenette em open space.

Ainda pensaram fazer uma garagem no piso térreo, mas optaram por criar ali um salão que funciona como uma zona de lazer, com mesas de ping pong e matraquilhos. “Temos um espaço exterior enorme, mas precisávamos de outro espaço para as pessoas se divertirem também no inverno”, explica.

No verão, os hóspedes podem sempre aproveitar a zona da piscina com vista para a serra, bem como a área de refeições ao ar livre. Os proprietários estão também a construir um pomar, com vários tipos de árvores de fruta. “Além de tornar o espaço mais bonita, os hóspedes poderão servir-se à vontade das frutas”, sublinha.

Por estar situada numa área com vários socalcos, a zona mais abaixo da casa principal vai ser “deixada ao natural”, para que as pessoas possam fazer caminhadas e ver o pôr do sol. A responsável destaca ainda a localização: “A zona da Caniçada tem uma luz muito especial, que torna o sunset ainda mais maravilhoso. É um refúgio muito sossegado, onde só se ouve os passarinhos”.

As reservas já podem ser feitas através do Instagram e os preços rondam os 350€ e os 500€ por noite, dependendo da época.

Carregue na galeria para conhecer melhor o novo alojamento do Gerês. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT