Repleta de maravilhas naturais, das vertiginosas cascatas aos trilhos verdejantes, a Madeira é um destino de sonho para qualquer viajante que gosta de estar rodeado de natureza. Se está a pensar visitar o “Havai da Europa”, como é conhecido, esqueça os hotéis de cinco estrelas e os resorts. Não há nada melhor do que pernoitar em locais mais isolados para viver a verdadeira experiência madeirense.
Felizmente, o que não faltam no arquipélago são alojamentos escondidos no meio da natureza, desde turismos rurais rodeados de vinhas ou até mesmo glampings com tendas no topo de uma falésia. Para o ajudar na árdua decisão de escolher um sítio para ficar hospedado quando visitar a ilha, a NiT foi à procura dos alojamentos mais incríveis (e idílicos) da Madeira.
Aberto aos hóspedes desde junho de 2015, o Canto das Fontes tornou-se no primeiro conceito de glamping da ilha. Localizado 100 metros acima da praia dos Anjos, na ensolarada costa oeste, este oásis de paz e tranquilidade foi pensado por um “madeirense de gema”, Roberto Varela.
“Este era um sítio de convívio com os amigos, até que comecei a olhar para os terrenos à volta. Antes da chegada dos aviões e dos supermercados, as pessoas iam lá cultivar e tratar da terra. Quando deixaram de o fazer, muitos terrenos ficaram ao abandono”, contou à NiT. Pediu ajuda aos pais para identificar os espaços abandonados, bateu a várias portas e conseguiu comprar terrenos a 15 pessoas diferentes.

Num deles, com 4.300 metros quadrados, viu potencial para construir este refúgio com tendas tipi e yurts. “Quis fazer algo onde as pessoas pudessem ficar na natureza, mas com espaço exterior privado. Isso foi possível porque o terreno é em socalcos e os hóspedes praticamente nem se cruzam durante a estadia”, revela.
Se preferir um alojamento mais tradicional, pode sempre optar por pernoitar no recém-inaugurado Terrabona, um enoturismo localizado em plena floresta Laurissilva, na freguesia de Boaventura. No início, o projeto focava-se apenas na produção de vinho, mas, ao longo dos anos, foi ganhando outras valências.
Em maio deste ano, o casal de bancários Marco Noronha e Maria João Velosa cumpriu finalmente o sonho de abrir um alojamento. Sempre rodeado por uma paisagem natural extraordinária e perto do mar, os hóspedes podem ficar numa das quatro villas que foram construídas junto às vinhas.
No exterior, o empreendimento conta ainda uma piscina com a água, um solário, e uma Biosauna, uma sauna finlandesa criada para responder às diferentes sensibilidades ao calor e à humidade.
A seguir, carregue nas setas acima para ficar a conhecer 7 alojamentos incríveis, em plena natureza, na Madeira.