Atualmente, passar uma semana de férias no Algarve sem gastar o equivalente a um salário mensal no alojamento está a tornar-se uma tarefa quase impossível. A estadia num hotel, resort tudo incluído ou até unidades de turismo rural, acaba por representar um luxo que não está ao alcance de todos. No entanto, para aqueles que realmente desejam explorar as praias do sul do país, existem alternativas mais acessíveis, como os parques de campismo.
Além de serem mais em conta, proporcionam a oportunidade de estar em contacto com a natureza e, na maioria das vezes, situam-se nas proximidades das praias.
De Vila Real de Santo António a Sagres há uma série de espaços onde é possível montar a tenda e passar umas férias agradáveis. Para quem prefere dormir numa cama, muitos destes parques de campismo já oferecem opções de tendas modernas, ao estilo glamping. Apesar de serem ligeiramente mais caras, continuam a ser acessíveis em comparação com os preços praticados nas unidades hoteleiras.
O Parque de Campismo de Faro foi um dos que, recentemente, adicionou esta oferta ao catálogo. Depois de 18 anos encerrado ao público, o renovado parque, situado numa localização privilegiada entre a Ria e o mar, reabriu em 2021.
Com uma área total de 20,372 metros quadrados, dispõe de 200 lotes para acampamentos e tendas (575 pessoas) e 24 lotes para o caravanismo (114 pessoas). Agora, além destas duas áreas, a autarquia cedeu 1.100 metros quadrados de terreno à empresa Domo Camp para a instalação e exploração de 10 tendas de glamping.
A poucos passos do mar, estas unidades “combinam o conforto moderno com a beleza natural da região” e oferecem uma experiência única de acampamento, marcado pelo luxo e pela atmosfera relaxante da ria Formosa.
Seja qual for a escolha, os clientes podem utilizar todas as áreas comuns, como os balneários, zona de jogos, parque infantil, churrasqueira e sala de convívio com cozinha de apoio. Outro detalhe é a peça do artista Bordalo II, patente no depósito de água.
Já o Turiscampo, em Lagos, é um paraíso acessível para descansar em família. Com 82 mil metros quadrados de terreno e muito para fazer durante o dia, o espaço é composto por bungalows e mobile homes com capacidade até seis pessoas, além das conhecidas parcelas de campismo.
Fora destes espaços, encontra duas piscinas (uma para adultos, outra para miúdos) e um jacuzzi exteriores. Há ainda outro complexo de piscinas cobertas com água aquecida (uma piscina de adultos, uma de crianças e um jacuzzi), bem como um centro wellness com sauna e banho turco.
Para fazer o seu treino matinal basta ir até ao ginásio ou, se preferir, utilizar os vários aparelhos de ginásio no exterior ou os campos de futebol, basquetebol, andebol e petanca. Para facilitar a vida aos pais, o camping club tem ainda locais dedicados apenas às crianças, com insufláveis e espaços fechados para eles se divertirem acompanhados por monitores do parque.
O Salema Eco Camp, em Budens, a poucos metros da Praia da Salema, é outro parque de campismo que tem dado que falar. Com 12 hectares, permite o campismo livre de autocaravanas e tendas individuais, mas também tem opções de domos e casas de madeira para toda a família. Destaca-se ainda a agenda de atividades, que inclui aulas de surf, passeios a cavalos e até saltos de paraquedas.
Carregue na galeria para conhecer melhor estes e outros parques de campismo no Algarve, pode é possível passar umas férias em conta.