Mesmo sendo um destino que atrai cada vez mais atenção, a Costa Vicentina ainda mantém um lado selvagem e sereno que resiste ao turismo de massas que encontramos um pouco mais a sul, no Algarve. As encostas escarpadas escondem pequenos tesouros, os areais prolongam-se até onde a vista alcança e o mar apresenta tons azuis que nem parecem reais.
Se gostava de conhecer (mesmo bem) uma das regiões mais bonitas e intocadas do País, o melhor é fazê-lo sem pressas e prolongar a estadia nas cidades, aldeias e vilas que tornam este lugar tão especial. Muitos viajantes partem à descoberta da costa oeste através da Rota Vicentina, um grande percurso pedestre entre Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente, em Sagres, com cerca de 450 quilómetros de trilhos marcados. É a experiência perfeita para quem deseja viajar ao seu próprio ritmo.
Quanto às estadias, apesar de não existir tanta oferta como se encontra na região algarvia, há turismos rurais e hotéis que merecem uma visita. Afinal, vai precisar de descansar bem as pernas, se optar por fazer a rota a pé.
Para o ajudar, a NiT foi à procura dos melhores alojamentos para pernoitar durante esta aventura — e há de tudo um pouco. Desde hotéis a poucos metros da praia com saunas e piscinas interiores, a herdades com um spa suspenso sobre a terra e turismos rurais envolvidos na natureza que mostram o que é realmente a vida no campo.
Uma das aberturas mais recentes foi, por exemplo, o Porto Covo Praia Hotel & Spa. De portas abertas desde julho de 2022, é a nova oferta turístico no concelho de Sines e não podia ser mais perfeita: fica a 20 metros da famosa praia do Espingardeiro e da Praia Grande e tem como paisagem a conhecida Ilha do Pessegueiro.
“Isto é um projeto familiar. No início era para ser um aparthotel, mas, entretanto, foi convertido em hotel”, contou à NiT o diretor do hotel, Francisco Loureiro, na altura da inauguração. Natural de Viseu e com experiência na área da hotelaria há mais de duas décadas — chegou a ser diretor-geral da cadeia Montebelo Hotels & Resorts — decidiu arriscar e juntar-se à família para fazer crescer este novo projeto em Sines.
“A ideia é que seja um hotel de praia, mas não apenas isso. Tivemos algum cuidado com a decoração interior para ter cores mais quentes e tentamos ter uma proximidade muito grande com os nossos clientes, um serviço mais personalizado”, refere o diretor. Como querem funcionar o ano todo (e não apenas no verão), “as valências do hotel também foram pensadas nesse sentido”.
A unidade hoteleira dispõe de 89 quartos e seis suites, todos ou com vista para a piscina exterior ou para o mar. Os hóspedes podem ainda utilizar o spa com três salas de massagens, sauna e banho turco.
Se preferir algo mais privado e com menos hóspedes, mas igualmente idílico, a Herdade do Amarelo é a escolhe certa: situado em pleno Parque Natural da Costa Vicentina, a poucos minutos de Vila Nova de Milfontes, o turismo rural tem 12 suites, algumas delas com banheiras de hidromassagem ou jacuzzis ao fundo da cama. Melhor do que isso, só mesmo o spa suspenso sobre a serra.
De Santiago do Cacém a Sagres, há muito por onde escolher. Aproveite e carregue na galeria para ver os melhores hotéis e turismos rurais para conhecer na Costa Vicentina.