Turismos Rurais e Hotéis

A antiga Colónia Balnear de Areia Branca, na Lourinhã, vai ser transformada num hotel

O imóvel está devoluto há mais de 10 anos. A autarquia lançou um concurso público para selecionar o melhor projeto de recuperação.
Fica junto à Praia da Areia Branca.

A Colónia Balnear de Castelo Branco da Areia Branca, junto à praia do Areal Sul, foi inaugurada em 1974, o ano do 25 de Abril. Todos verões acolhia os miúdos e adolescentes do distrito que ali passavam grande parte das férias escolares, mas acabou por fechar portas em 2008. A falta de condições na cozinha, refeitório e parque infantil levaram ao encerramento do espaço.

Sem utilização há mais de 10 anos, o imóvel encontra-se devoluto e profundamente degradado e tem um impacto ambiental negativo numa zona de elevado valor natural e paisagístico. Neste primeiro mês de 2023, a autarquia da Lourinhã decidiu lançar um concurso público para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, que é propriedade da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

“A requalificação prevê a instalação de um equipamento de hotelaria, tirando partido daquela área litoral, designadamente para a prática do surf, e conjugar uma oferta que sirva os municípios que integram a CIMBB, num investimento aproximado de 3,8 a 4,2 milhões de euros”, lê-se no site do município.

Depois do forte investimento na gestão do litoral por parte da autarquia, nomeadamente nas acessibilidades, proteção ambiental e segurança das praias vigiadas, agora o objetivo é criar um espaço para todas as idades, mas sem nunca esquecer os valores e a cultura da Beira Baixa.

Existe interesse em transformar o edifício devoluto numa unidade hoteleira, que poderá ser de três ou quatro estrelas e que terá, no mínimo, 42 quartos duplos, assim como um restaurante, ginásio, sala de massagens e parque de estacionamento para hóspedes.

O estado de degradação do imóvel.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT