Turismos Rurais e Hotéis

A cela de prisão onde foram gravadas cenas de “Stranger Things” já chegou ao Airbnb

As luzes de Natal de Joyce Byers e os waffles favoritos de Eleven não podiam faltar no alojamento em Vilnius, na Lituânia.
Os fãs hardcore vão adorar.

A primeira parte da quarta temporada de “Stranger Things” estreou esta sexta-feira, 27 de maio, na Netflix. Após uma espera de quase três anos, o fenómeno da plataforma digital regressa com episódios mais negros e adultos, e começa a preparar o fim da história de Mike, Eleven, Dustin, Will, Lucas e Max. Dizer que os fãs estão eufóricos é pouco, e quando descobrirem um dos mais recentes alojamentos do Airbnb, é quase garantido que pedirão baixa no trabalho para partirem numas férias planeadas à última hora.

Fica na secular prisão Lukiškės, em Vilnius, na Lituânia, e várias cenas do mais recente capítulo da série foram gravadas ali. Pode parecer estranho a produção estar a gravar num complexo prisional verdadeiro, e não num set. Porém, a penitenciária foi desativa em 2019 e passou a funcionar como um espaço onde decorrem eventos musicais e exposições.

Os primeiros hóspedes serão recebidos a 4 de junho, e mergulharão diretamente no mundo fantástico da série criada pelas irmãos Duffer. São vários os elementos que fazem referência às primeiras temporadas da produção. As que mais se destacam são, claro, as luzes de natal dispostas pelo alojamento, e o alfabeto pintado na parede. É uma ode àquela que é, muito provavelmente, a cena mais icónica do projeto, onde vimos Joyce Byers (Winona Ryder) a entrar em desespero enquanto comunicava com o filho Will, que tinha sido raptado pelo Demogorgon, um monstro assustador, e levado para o Upside Down, um mundo paralelo ao nosso, mas muitos mais perigoso.

No entanto, neste Airbnb o abecedário é trocado por uma críptica frase: “ninguém sabe onde está Vilnius porque se esconde muito bem”. Pode ser uma referência a um vídeo criado pelo turismo da cidade, onde perguntavam a várias pessoas da Europa Ocidental onde ficava Vilnius. Ninguém conseguia responder, e muitos não sabiam sequer da existência desta localidade. Escusado será dizer que a campanha se tornou viral. Se olharmos para a frase enquanto pensamos na série, também poderia ser muito bem uma referência a Will, que foi elogiado pelos restantes amigos e família graças à sua capacidade de se esconder face aos perigos do Upside Down.

A mobília e objetos de decoração são bastante vintage, indo ao encontro da estética da série, que se desenrola nos anos 80. Esse foi um dos fatores que mais cativou os fãs, quer estivessem vivos naquela altura ou não. Os tecidos de flanela e um sofá reclinável são apenas alguns dos elementos que marcaram tanto a década de 80, como a série.

Sendo o alojamento uma cela de prisão, não conte com uma enorme quantidade de luz natural. No entanto, a sua localização bastante diferente proporcionará uma experiência única. Todos os hóspedes terão direito a um passeio pelo complexo prisional. No fim, poderá provar os eggos, ou waffles, que encantaram Eleven, a misteriosa rapariga com poderes psíquicos interpretada por Millie Bobby Brown — que esteve recentemente em Portugal, onde está a gravar um novo filme da Netflix.

“Os maiores fãs de ‘Stranger Things’ vão poder viver na mais recente localização de gravação da temporada quadro — a secular prisão Lukiškės, em Vilnius, Lituânia. Uma cela temática dos anos 80 que está disponível para aluguer no Airbnb e que se inspirou na série”, lê-se no anúncio do alojamento.

Como lá chegar

Chegar a este cenário da famosa série é bastante fácil. Apenas precisa de apanhar um avião de Lisboa para o aeroporto de Vilnius. Para junho, encontra bilhetes de ida e volta desde 233€, com escala em Londres. Quando desembarcar, basta pedir um táxi ou Uber, visto que a prisão fica a apenas nove quilómetros do aeroporto.

A cela pode receber duas pessoas, e cada noite tem um custo de 107€. Carregue na galeria para conhecer melhor o Airbnb que todos os fãs de “Stranger Things” vão querer visitar. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT