Muito antes de Madalena Constantino nascer, já a sua família tinha uma grande ligação com a aldeia de Santa Susana, em Alcácer do Sal. Considerada por muitos como a mais bonita aldeia alentejana devido à preservação da arquitetura, diz-se que terá sido o primeiro local onde as casas começaram a ser pintadas com uma faixa azul.
Tudo começou na década de 50, quando os trabalhadores agrícolas fixaram residência em Santa Susana com as respetivas famílias. Hoje, são pouco mais de 200 habitantes a percorrer a meia dúzia de ruas da localidade e o comércio é praticamente inexistente.
Foi precisamente pela pouca oferta que existia na zona que Madalena Constantino, diretora administrativa da Academia de Rugby Club de Setúbal, decidiu transformar a herdade da família num alojamento com um conceito de slow living: a Alàpega.
“Quando se fizeram as partilhas, esta propriedade, que antigamente era o sítio dos animais, como os porcos e as galinhas, já estava um pouco degradado”, começa por contar à NiT a responsável de 34 anos. Primeiro começou com a exploração agrícola e de gado, mas depois surgiu a ideia de fazer algo relacionado com o turismo.
“Com o desenvolvimento da região, que fica muito perto da Comporta, eu e o meu pai pensamos em desenvolver um projeto hoteleiro”, diz. Afinal, apesar de viver em Setúbal, Madalena sempre teve um carinho especial pela aldeia.
Quando a sua bisavó ainda era viva, recorda-se dos dias em que fazia passeios pela herdade com a família. Em tempos passados chegaram até a inaugurar um campo de tiro. Com o tempo, inevitavelmente, o local foi ficando mais degradado e em ruínas.
As obras arrancaram por volta de 2017 e a ideia inicial seria fazer algo “tipicamente alentejano”. No entanto, no decorrer dos trabalhos, mudaram ligeiramente o conceito. “Sentimos que o mercado está um pouco saturado das casas tradicionais. Queria uma coisa fora da caixa, um conceito completamente diferente, mas que não fugisse da essência da região”, explica.
Ver esta publicação no Instagram
Ao contrário das habitações típicas, a casa não tem nenhuma faixa azul, mas o branco continua a ser a cor predominante. “Tentámos aproveitar o que foi possível. Antigamente era um curral onde se guardavam os animais, mas por dentro tivemos que demolir tudo”, refere.
Após sete anos de trabalhos, e com uma pandemia pelo meio, a Alàpega — nome que já era da herdade — abriu ao público no início de 2024. Os hóspedes podem escolher pernoitar numa das oito suítes, sendo quatro delas a nascente (as slow morning) e as outras quatro a poente (cozy evenings).
Uma delas destaca-se ainda por ter uma banheira de pedra no exterior. Todos os alojamentos têm um pátio, onde podem aproveitar o sol num deck de madeira com duas cadeiras. Uma das zonas comuns é a cozinha social e um honesty bar.
Cercado por carvalhos, colinas e vacas a pastar, o edifício dispõe ainda de duas salas comuns, onde se encontra a única televisão do espaço. “O objetivo é mesmo um slow living, privilegiamos o contacto com a natureza”, destaca.
Apesar de ser uma casa minimalista, o design é “moderno e elegante”, com porcelanas da Vista Alegre, cerâmicas da Costa Nova e peças de arte exclusivas. No exterior, destaca-se a piscina circular que faz lembrar uma praia, já que o chão imita a areia. Além disso, como começa numa zona mais baixa, há espreguiçadeiras que estão dentro de água.
Os hóspedes têm ainda 282 hectares para explorar. O alojamento oferece, por exemplo, passeios de jipe dentro da herdade e até à aldeia de Santa Susana, que fica a cerca de três minutos de carro. Outra opção é fazer um piquenique junto à barragem, que também faz parte da propriedade, ou aulas de ioga e massagens.
Os únicos vizinhos são os animais, que andam perto da cerca e podem ser visitados pelos hóspedes. Além das vacas, podem conhecer o pónei Toni. “O nosso conceito é mesmo ser algo pequeno e familiar. Um lugar para viver devagar”, sublinha. Além das dormidas, a herdade pode ser reservada para festas de casamento
A Alàpega tem capacidade para acomodar até 16 pessoas. Os valores da estadia rondam os 150€ e os 240€ por noite e por quarto, dependendo da época. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para ver mais imagens desta herdade na aldeia de Santa Susana.