Não é só no Algarve que existem praias com água quente. No Norte, mais especificamente em Vila Nova de Gaia, há um areal que conta com uma piscina com água do mar aquecida. Ali as temperaturas chegam aos 29 graus — e é 100 por cento sustentável. Este é mesmo o grande destaque da Praia de Canide Norte. A dois minutos dali, no final de maio, abriu um novo alojamento. Ou seja, já tem mais um sítio onde ficar quando lhe aptecer ir à tal piscina.
Catarina Abreu é a responsável pela Atlantic House. Mudou-se para França em 2015, onde manteve uma carreira na área de auditoria até 2022, altura em que ficou grávida. Agora, com um bebé de oito meses, regressou ao Porto com a família para aproveitar a licença de maternidade. Andava à procura da casa onde planeava ficar quando encontrou a propriedade que agora recebe hóspedes.
Apaixonou-se imediatamente por ela, mas sabia que não era a melhor escolha. Afinal, o marido continuava a trabalhar no estrangeiro e viajava frequentemente — o que significa que precisaria de morar mais perto do aeroporto (precisamente onde vive agora). No entanto, sabia que tinha encontrado um achado que poderia transformar num negócio.
O alojamento abriu no final de maio — e tem sido um sucesso, o que fez com que repensasse o seu percurso profissional. Atualmente, já não pensa voltar para França. “Gosto muito da liberdade que tenho, especialmente no que diz respeito aos horários”, conta à NiT. Além disso, era algo que já queria fazer há muito tempo. “Consigo balançar mais facilmente as várias as partes da minha vida”, realça a empreendedora de 36 anos. E já pensa abrir alojamentos noutros destinos, nomeadamente no Alentejo.
Porém, nos próximos tempos, o seu foco será a Atlantic House. Comprou-a em março, em abril fez umas pequenas remodelações e em maio inaugurou-a. “Foi um processo bastante rápido”, confessa. Assim que chegar ao alojamento com quatro suites ouvirá o bater das ondas da Praia de Canide Norte. Todas têm um espaço exterior, embora apenas duas tenham vista para o mar.
Os quartos ficam nos dois pisos superiores, já a sala e a cozinha moderna e totalmente equipada estão situadas no rés do chão. “Todas as divisões têm muita luminosidade”, garante Catarina. Embora apenas tenham recebido dois grupos diferentes, ambos elogiaram esta característica em particular.
A casa tem, no total, 300 metros quadrados. Depois, tem a zona exterior com 200. É ali que percebemos que a Atlantic House é perfeita para as famílias com miúdos pequenos. A piscina, por exemplo, tem um metro de profundidade, o que trará um sentimento de segurança a todos os pais. Um cesto de basquetebol, uma mesa de refeição, uma churrasqueira, espreguiçadeiras e guarda-sol são outros dos detalhes que ali se encontram.
Como se situa em Vila Nova de Gaia, está bastante perto do Porto — numa viagem de 15 minutos de chega à baixa histórica. Mas não precisa de pegar no carro para encontrar tudo aquilo que precisa. A cinco minutos a pé tem um supermercado e duas escolas de surf. Se andar um pouco mais, há vários restaurantes e bares de praia.
Catarina já tem reservas até outubro, maioritariamente de ingleses. A primeira família que lá esteve, porém, chegou da Áustria. “Todos nos disseram que é uma casa muito confortável”, afirma. No total, consegue receber dez hóspedes.
A estadia mínima é de quatro noites e, atualmente, cada uma custa 700€, independentemente do número de pessoas — o que significa que quanto maior for o grupo, menos paga. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria e fique a conhecer melhor a Atlantic House.