Turismos Rurais e Hotéis

A nova praia fluvial que está a nascer no concelho de Torres Novas

Município ribatejano vai investir mais de 100 mil euros na requalificação do açude do rio Almonda, na Ribeira Ruiva.
Torres Novas vai investir em novos espaços fluviais

As populações das localidades de Ribeira Ruiva e Ribeira Branca, no concelho de Torres Novas (distrito de Santarém) vão, finalmente, ter direito à praia fluvial que há muito desejam.

A zona junto à ponte sobre o rio Almonda que separa as duas localidades é utilizada como área balnear “há vários anos” e, agora, o município vai mesmo avançar com a requalificação. O tão aguardado projeto será realizado em tempo recorde: a empreitada, orçamentada em cerca de 100 mil euros, deverá estar concluída num prazo de 90 dias, anunciou a autarquia numa publicação nas redes sociais.

O objetivo é criar “um espaço balnear de excelência”, graças ao “arranjo dos espaços exteriores envolventes à estação elevatória numa área de 345 metros quadrados”. A envolvente de açude será beneficiada com “mais mobiliário urbano e com novas lógicas de circulação”. 

“As zonas de lazer fluvial são uma aposta do Município de Torres Novas, privilegiando o Almonda como o grande espaço balnear do concelho, pretendendo até ao final do mandato [2005] formalizar outros espaços, eventualmente na freguesia da Zibreira e também na cidade”, adiantou Luís Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, ao jornal mediotejo.net.

Em breve, a área balnear que está a nascer na Ribeira Ruiva, poderá juntar-se às mais de 200 já classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Anualmente, a revista “Guia das Praias Fluviais” desafia os portugueses a elegerem a sua favorita desta já extensa lista. A escolha foi difícil, mas está feita: a Praia Fluvial do Vimieiro arrecadou mais de 7 mil votos.

A seguir, carregue na galeria e fique a conhecer melhor esta área balnear nas margens do rio Alva (no concelho de Penacova) com Bandeira Azul desde 2017.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT