Durante várias décadas, todos os miúdos da aldeia de Refoios do Lima, em Ponte de Lima, conheceram a professora primária, Adelaide, e a sua casa. Era, segundo as filhas, uma “pessoa adorada por todos”.
“Lembro-me de ser pequena e ver alguns alunos aqui em casa e levavam um pinheiro para a minha mãe”, começa por contar à NiT a filha mais nova, Matilde Silva, de 49 anos. Uma das suas memórias de infância favoritas era precisamente o dia em que, em família, faziam a árvore de Natal e o presépio.
Ali viveram mais de duas décadas, onde passavam os dias a brincar no jardim construído pela própria Adelaide. Contudo, quando a família se mudou para outra propriedade, a Casa da Professora, como era conhecida, ficou vazia.
“Ainda esteve em arrendamento permanente durante alguns anos, mas não tinha muita procura”, explica. Com uma ligação emocional ao imóvel que as viu crescer, as irmãs Matilde e Filipa queriam voltar a ver aquele lugar cheio de vida — e decidiram transformá-lo num alojamento local.
Nos últimos cinco anos, têm trabalhado para renovar este “recanto encantador no coração do Minho”. Para homenagear a mãe, deram-lhe o nome de Casa da Professora e abriu portas, totalmente renovada, em agosto.
Com vista para a montanha e a alguns passos do rio Lima, o alojamento é “um convite para aproveitar a tranquilidade e beleza natural da região”. O espaço, “perfeito para quem procura contacto com a natureza”, dispõe de cinco quartos, sendo que dois deles são suítes. O “mais bonito de todos”, segundo a responsável, era a antiga cozinha do primeiro andar, que se destaca pelos “azulejos muito característicos dos anos 70”.
Ainda no interior, os hóspedes podem aproveitar uma sala de jantar, cozinha totalmente equipada, bem como uma sala mais pequena destinada aos mais novos, com vários brinquedos e livros infantis, que “fazem alusão ao nome da casa”.
Apesar das obras, o objetivo sempre foi manter a traça original da casa. Quanto à decoração, Matilde explica que pensaram nas “memórias dos anos 70”, algo que é visível em alguns elementos decorativos. Espalhados pela casa encontram-se, por exemplo, alguns jogos de tabuleiros, para as “gerações mais antigas”, bem como uma mesa de pingue-pongue, matraquilhos e dardos.
“O que pretendemos é que as pessoas se sintam transportadas no tempo e que seja uma casa de aconchego. Queremos um ambiente campestre com algum conforto e elementos que evocam a memória”, explica.
No exterior, procuraram recriar o jardim criado pela mãe anos antes, onde instalaram também uma piscina de água salgada. Os hóspedes (dez no total) podem ainda aproveitar a churrasqueira e as duas varandas com vista para a montanha.
Caminhadas por trilhos verdejantes, passeios de bicicleta ao longo do rio Lima e piqueniques nas suas margens tranquilas são outras das experiências que o alojamento oferece. Outro destaque é a proximidade com o Mosteiro de Refoios, o maior do concelho de Ponte de Lima, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1939, que fica a dez minutos a pé.
Quanto aos preços da estadia, os valores começam nos 260€ por noite e as reservas estão disponíveis online.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo alojamento de Ponte de Lima.