Funciona de forma muito simples: na casa alugada é colocado um medidor de decibéis, é definido um limite e, caso ele seja ultrapassado, o anfitrião é avisado via telemóvel. Trata-se de um programa-piloto que a Airbnb acaba de lançar e que tem como objetivo “promover um comportamento responsável” junto dos hóspedes e “uma coexistência saudável com o resto do bairro,” explica a marca.
O programa de medição de ruído para anfitriões de alojamentos inteiros arrancou esta segunda-feira, 20 de dezembro, em Lisboa. Durante 12 meses, os anfitriões podem subscrever, de forma gratuita, o sistema de monitorização.
Espera-se que “a simples presença destes dispositivos já possa servir de dissuasor”. Os aparelhos ajudam assim a prevenir, monitorizar e resolver, além de facilitarem “uma mediação inicial com os hóspedes”.
Tudo isto acontece sem que seja quebrada a privacidade dos clientes, uma vez que o sistema da startup tecnológica Roomonitor apenas regista os níveis de ruído. Mesmo assim, os responsáveis pelos alojamentos são obrigados a comunicar a sua presença nas páginas de anúncio antes das reservas.
Em simultâneo, a Airbnb está também a lançar uma linha de apoio ao bairro, que oferece aos vizinhos a possibilidade de lhes comunicar, de forma direta, preocupações urgentes sobre um anúncio ou comportamentos dos hóspedes na comunidade.