Sauna, piscina de água salgada e vários fire pits, tudo isto a poucos metros da praia, num projeto que surgiu da necessidade do proprietário mudar de vida. “Tinha uma vontade pessoal de mudança, de voltar a abraçar a simplicidade dos pequenos momentos. Sempre fui apaixonado pela Costa Vicentina e percebi que esse podia ser um caminho a seguir”, conta o proprietário, Nuno Avillez Oliveira, 49 anos, à NiT.
Após mais de duas décadas a trabalhar na área da engenharia mecânica em Lisboa, em 2017, decidiu avançar com o sonho de se mudar para aquela região. Comprou um terreno em Aljezur, pensou no conceito que gostaria de criar e, no final de 2019, iniciou a construção do alojamento. O processo demorou dois anos a concluir.
“Conheci a vila há muitos anos e a vontade de regressar constantemente aumentava a cada ano que passava. Quando avancei com a ideia do hotel mudei-me com a minha família”, refere.
O Amaria, inaugurado em julho de 2023, foi desenvolvido dentro do Parque Natural da Costa Vicentina e fica a “500 metros do mar”. A beleza e exclusividade do local fez com que já tenha sido mencionado pela conceituada revista de viagens de luxo “Condé Nast Traveler”.
A ideia do nome deve-se à vontade do proprietário de homenagear a autenticidade do nosso País. “É uma denominação tipicamente portuguesa, tem ‘mar’ no meio, ‘ria’ no final e a minha mãe chama-se Maria.”
A escolha de um boutique hotel deve-se ao facto de não existir muita variedade desse género de acomodações em Aljezur. Nuno optou por criar um espaço com um conceito mais indicado para adultos, numa decoração que combina “simplicidade com conforto e luxo”, onde predomina a escolha de marcas nacionais.
O terreno onde está inserido tem dez hectares de jardins “que vão quase até ao mar” e uma vinha, onde produzem vinho próprio. Na parte exterior das instalações há uma sauna, uma piscina de água salgada com 20 metros e um deque de ioga com 100 metros quadrados. O interior é composto por nove suítes e um apartamento com três quartos, o que permite acomodar 24 pessoas no total.
“A gastronomia é uma paixão minha. Gosto muito de sentar as pessoas à volta da mesa, por isso temos uma cantina onde oferecemos o melhor pequeno-almoço e, se os nossos clientes quiserem, também podemos fazer um jantar. O menu varia todas as semanas e só utilizamos produtos da comunidade local”, explica.
A acrescentar a tudo isto, os 1220 metros quadrados do hotel têm ainda uma biblioteca, com vista para o oceano e onde se pode ver o pôr do sol todos os dias, assim como vários fire pits espalhados pela propriedade.
“Arrancámos de forma muito discreta, mas temos estado completamente cheios e já temos reservas até ao próximo ano.” Nuno refere ainda que teve a possibilidade de comprar o terreno do lado, onde vai construir sete pequenas casas e uma habitação principal, com 19 quartos, no total. “É uma extensão do negócio e vai arrancar no primeiro trimestre de 2025.”
As reservas podem ser feitas através do site e os preços por noite variam entre os 260€ e os 400€. Uma das áreas do alojamento está exclusivamente dedicada à exposição de obras de arte. “Convidamos artistas para virem apresentar os seus trabalhos e obras, que podem ser de música, pintura ou escrita.”
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo boutique hotel de Alzejur, o Amaria.