Antes do 25 de Abril, a CUF, empresa fundada por Alfredo da Silva, destacava-se como um dos maiores grupos empresariais em Portugal, atuando em múltiplos setores, desde a construção naval até as seguradoras. Era também conhecida pelas regalias que oferecia aos funcionários e construiu uma colónia de férias para os filhos dos seus trabalhadores, que chegou a ser considerada uma das melhores da Europa — até que, eventualmente, encerrou.
Desde o início da década de 90, a antiga colónia de férias da CUF, localizada em Colares, Sintra, tem estado ao abandono. No entanto, isso está prestes a mudar. Conhecida como Quinta do Mar, a propriedade será transformada num resort de luxo com 90 quartos e villas, avança o “Expresso”.
O novo hotel representa o primeiro investimento em Portugal da empresa de gestão hoteleira Cycas Hospitality, que anunciou que o empreendimento será gerido pela Marriott sob a marca Autograph Collection. Com a abertura agendada para o verão de 2026, o projeto incluirá os 15 edifícios que faziam parte da antiga colónia de férias.
Situado próximo da Praia Grande, o resort irá preservar elementos essenciais do seu design clássico, prestando homenagem ao legado do arquiteto António Lino, responsável pela conceção da estrutura original. As obras de restauração terão como objetivo conservar o charme histórico, ao mesmo tempo que introduzem comodidades modernas.
Quanto à decoração, será uma fusão de “design contemporâneo com a sofisticação do velho mundo”, criando um ambiente “luxuoso, mas acolhedor”. Apesar de ainda não ter um nome oficial, a unidade hoteleira focar-se-á no conceito de bem-estar, oferecendo amplos terraços, piscinas interiores e exteriores, além de jardins paisagísticos.
“A combinação de suítes luxuosas, elegantes espaços de receção interiores e exteriores e vistas panorâmicas, irá oferecer um ambiente único e romântico para celebrar casamentos e eventos especiais”, adianta o grupo.
No total, o resort poderá receber até 260 hóspedes nos diversos quartos, suítes e villas. Um dos destaques será a suíte nupcial de assinatura, com vista para o mar.

A história da colónia em Colares remonta a 1950, data da sua construção. Durante os anos 60, tornou-se bastante popular, recebendo, durante as interrupções letivas, todos os filhos dos operários e funcionários da CUF.
Entre julho e setembro, o espaço abria as suas portas a mais de 300 miúdos, com idades entre os quatro e os 14 anos, que vinham de várias partes do País — muitos viam o mar pela primeira vez. Durante duas semanas, proporcionavam-lhes férias emocionantes, com atividades como pintura, trabalhos manuais, sessões de cinema, passeios pelo campo e torneios de futebol.
Após o 25 de Abril, os setores em que a CUF operava acabaram por se desintegrar, e a colónia deixou de funcionar, passando a acolher eventos lúdico-culturais. Com o passar do tempo, a Quinta do Mar (o novo nome) tornou-se insustentável e encerrou no início dos anos 90, ficando ao abandono.
A urban explorer Rita Constantino, que tem explorado locais abandonados nos últimos anos, visitou o local no início de 2020. Na altura, a colónia estava praticamente intacta.
“Aquilo que mais me fascinou foi ver as roupinhas, as mesas e os chuveiros pequenos, a capela. Achei incrível”, contou à NiT. Por lá, ainda encontrou as camas, as panelas gigantes para fazer comida, os pratos, as chávenas, os aventais e as roupas dos miúdos.
Carregue na galeria para ver como estava a antiga colónia de férias quando a urban explorer a visitou.