O Ying Yang Monte da Lua nasceu de uma história de amor. É o primeiro e único “filho” do casal Luísa D’Orey e António Muralha, que se apaixonaram precisamente neste terreno entre a Comporta e Grândola. Na altura, não tinha bungalows, nem casas na árvore, apenas pinheiros, sobreiros e outras plantas como o tomilho e o alecrim. Hoje, a propriedade com 8,5 hectares tem um turismo rural onde o sossego é envolvente e contagiante.
“Há seis anos, encontrei pela primeira vez o meu marido neste espaço. Vivia numa cabana aqui na floresta. Apaixonei-me por ele e pelo sítio e começámos a viver os dois aqui. Foi uma paixão louca”, conta à NiT Luísa D’Orey, de 61 anos, que trabalhou durante vários anos numa herdade de família. Já o marido, António, de 53, vivia há mais de duas décadas na Comporta e decidiu comprar o terreno há uns anos, onde construiu a sua cabana — e a ela, viriam a juntar-se outras quatro.
Quando começaram a viver juntos, rodeados pela natureza e desligados completamente do mundo — até porque nem televisão têm em casa —, aos poucos, foram construindo o Monte da Lua. “Já tinha passado por vários sítios deste género, mas este foi completamente criado por nós, é um projeto mais pessoal”, revela.
O conceito é oferecer uma estadia única, onde a tranquilidade, a paz, o sossego e o isolamento são regra. Construíram a primeira cabana em 2018 e, ao longo destes cinco anos, criaram mais três. Em dezembro, adicionaram ao projeto a Cabana Beija Flor, uma sala dedicada a retiros e à prática de ioga. Já em julho, será inaugurada a nova Cabana da Floresta.
Ambas são de madeira e foram pensadas e concebidas pelo casal, tendo como base a energia da diferença. Têm uma arquitetura e uma decoração distintas, que lhes conferem ambientes singulares. “Temos um conceito muito individualizado, eu não faço coisas iguais. Todas têm nomes de cristais, porque tenho uma paixão por tudo o que são pedras e acredito que a energia dos cristais influencia muito os sítios. Antes de estarem montadas, já as tenho todas na minha cabeça como se fossem uma tela viva”, revela.
Na Casa Ametista, a primeira a nascer no Monte da Lua, os hóspedes vão ter a experiência de pernoitar numa casa na árvore, edificada sobre quatro pilares de madeira, com um terraço ao nível das árvores e voltado para o pôr-do-sol. No interior, o revestimento de madeira e a decoração oferecem um ambiente quente e acolhedor.
À semelhança da Ametista, também a Pedra Lua é uma casa na árvore, envolvida na floresta. Dispõe de uma varanda ampla e confortável, onde os hóspedes podem observar os pores-do-sol e o céu estrelado.
A Casa Jade é uma das mais procuradas e faz lembrar as típicas cabanas da Madeira, com telhados de palha. Está edificada sobre um deck de madeira, com um terraço voltado para o pôr-do-sol e uma piscina privativa.
Já na Casa Cristal, situada ao cimo de uma pequena vinha, rodeado de pinheiros e de sobreiros, a experiência será como estar de férias num pequeno monte alentejano, com a serra de Grândola como pano de fundo. Encontra-se isolada das outras cabanas e oferece um amplo terraço com piscina, assim como um duche exterior com água quente.
As cabanas estão totalmente equipadas e preparadas para uma estadia autónoma e descontraída, com uma suite de casal com kitchenette, casa de banho e televisão. Todas as casas estão situadas num espaço amplo, com jardim, piscina, horta, barbecue e vários spots onde podem tomar uma bebida ou preparar uma refeição.
O novo espaço de ioga, inaugurado em dezembro, foi construído em madeira de Cedro do Japão, numa clara alusão à origem asiática. Com cerca de 50 metros quadrados, a sala fabricada pela RUSTICASA apresenta-se como um espaço diáfano de forma octogonal, quase circular, fazendo lembrar os yurts e tendas tipi dos povos nómadas.
Em julho, vai ser inaugurada a nova casa do Ying Yang Monte da Lua, a Cabana da Floresta, mas deve ser a última a nascer na propriedade. “O grande conceito é a privacidade e tranquilidade, por isso não queremos mais. As casas estão todas afastadas umas das outras para garantir essa privacidade”, explica. As reservas podem ser feitas no Booking ou no próprio site e os preços começam nos 140€ por noite.
De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o Monte da Lua.