Como o mundo inteiro sabe, não há zona em Portugal que seja mais popular do que o Algarve. Foi precisamente nesta região que nasceu no início de maio um novo alojamento com vista para campos e jardins vastos, onde crescem dezenas de espécies diferentes de plantas e flores. Para preservar todo aquele ambiente, Maria Bitoque, a fundadora, decidiu que este projeto teria de ser ecológico.
Esta decisão acaba por ir ao encontro de toda a sua carreira profissional. Foi técnica de ambiente na administração pública durante cerca de 17 anos. “Há cerca de cinco anos optei por abandonar o meu trabalho. Já tinha estas villas que vieram da minha família e há muito tempo que tomava conta delas”, conta à NiT a fundadora do Eco Villas Albufeira.
“Este projeto não tem eco villas como aquelas que vemos nas comunidades mais hippies”, afirma Marisa, de 41 anos. Em vez de “forçar as pessoas a serem verdes”, tenta implementar boas práticas durante a estadia sem que os hóspedes se apercebam de que estão a mudar as rotinas.
Maria Bitoque explica: “Todos os produtos que servimos ao pequeno almoço, por exemplo, são biológicos.” Além disso, os responsáveis incutem o hábito dos “três r’s” — aqueles que aprendemos quando estávamos na primária: reduzir, reutilizar e reciclar. Para levarem esta vertente mais além, apenas utilizam painéis solares. “A decoração também é o mais clean e simples possível”.
Perto das villas existe um espaço onde foram plantadas diferentes espécies de árvores, alfaces, batatas ou couves. Todos estes alimentos podem depois ser utilizados pelos hóspedes — que, idealmente, até metem as mãos na terra. “Também deixamos um cabaz com laranjas, citrinos e muitos legumes. Podem utilizá-los para cozinhar”.
No alojamento encontra três casas independentes: a Villa Ramos, o Monte dos Avós e a Villa Jorge. Independentemente da sua escolha, há várias coisas que não mudam: todas têm piscinas grandes, estão inseridas na natureza, têm sala, cozinha e casas de banho, jardins, zonas de lazer para os miúdos, mesas de ping pong e brinquedos para que a família inteira se entretenha.
Além disso: “A praia mais próxima fica a cerca de um quilómetro e meio e dá para ir a pé”. Ali ao pé também está a Praia da Galé, vários percursos pedestres, os Passadiços dos Salgados e Armação de Pêra.
Até agora, grande parte das reservas tem vindo de estrangeiros, especialmente ingleses — algo que já se espera do Algarve. “Elogiam muito o facto de as casas serem bastante confortáveis e por estarmos muito próximos da natureza”.
Uma noite nestas villas custa, durante a época alta, no mínimo 138€. As reservas podem ser feitas através do site da Eco Villas Albufeira.
Carregue na galeria para conhecer melhor este projeto no Algarve.