Dormir num hotel, alojamento local ou até mesmo num glamping no meio da natureza são experiências relativamente comuns para quem gosta de viajar e o faz com frequência. Porém, encontrar locais únicos e inusitados onde passar a noite é por outro lado, algo que acontece com menos regularidade. Um deles pode ser encontrado na Madeira — trata-de se uma gruta com 300 anos que tem tudo para ser uma experiência memorável.
A Atlantis Beach Cave fica no Calhau da Lapa, e foi um sonho que o madeirense Roberto Varela, de 45 anos, tornou realidade. “Sempre gostei da ideia de ter uma gruta, até que um dia estava a jantar com uns amigos e um deles começou a falar dos trabalhos que estava a fazer numa gruta no Calhau da Lata. Nessa noite, disse-lhe que sempre quis comprar uma e perguntei-lhe se conhecia alguém”, conta à NiT o madeirense.
A questão foi colocada no momento certo: o amigo conhecia uma pessoa que tinha uma gruta à qual não ia há alguns anos. Assim que a viu, Roberto percebeu que tinha todo o potencial para se transformar num alojamento.
Há cerca de três anos e meio comprou a gruta e passou dois anos a prepará-la para receber hóspedes. “Como o local é remoto, estávamos sempre dependentes das condições do mar para transportar os materiais. Foi tudo transportado por barco, embora seja possível ir lá ter a pé”, explica o proprietário.
Durante esse período, o madeirense aproveitou para conhecer a história destas grutas no Calhau da Lapa que, no passado serviam para guardar as mercadorias que eram transportadas de barco do Funchal — ainda antes da construção das estradas. Era lá que dormiam os trabalhadores quando as condições meteorológicas não eram as mais favoráveis.
Ao longo dos anos, os moradores deixaram de ir à aldeia com tanta regularidade que, devido ao cenário peculiar, se tornou um destino bastante popular nos meses de verão. Desde maio do ano passado é possível recriar a experiência dos antigos trabalhadores e passar a noite numa gruta com 300 anos de história.
O Atlantis Beach Cave é a primeira cavidade na Madeira totalmente adaptada para permitir uma estadia de cinco estrelas no Calhau da Lapa. O alojamento está equipado com uma cama, duche, cozinha e uma casa de banho seca, com um sistema inovador que não requerer água nem produtos químicos, e uma churrasqueira no exterior.
A estadia mínima neste local histórico é de dois dias e cada noite custa 164€, mais 45€ de taxa de limpeza. O acesso à Atlantis Beach Cave requer 15 minutos de caminhada ao longo de um antigo trilho que foi recuperado, mas também pode ser feito através de barco.
De seguida, carregue na galeria para conhecer a incrível gruta madeirense que foi transformada num alojamento.