“Só valerá a pena viajar para algum lado se soubermos que vamos ficar num bom hotel.” Quem o diz é o ator cómico canadiano Eugene Levy, o pai de “American Pie” e a estrela da série “Schitt’s Creek”, que esteve em Portugal em abril do ano passado para gravar o novo programa da AppleTV+, “The Reluctant Traveler”, que estreou na plataforma a 24 de fevereiro.
Aos 76 anos, o ator reconhece que não é o típico apresentador destes programas que exploram a cultura e as maravilhas dos outros países. Não é propriamente um aventureiro e encara as mudanças com alguma inquietação, mas resolveu sair da sua zona de conforto para descobrir o mundo — sempre com uma perspetiva cómica. Finlândia, Costa Rica, Itália, Maldivas, Japão e Portugal são alguns dos destinos que Eugene Levy visita. A capital portuguesa surge no sétimo episódio — e muitas cenas foram gravadas no icónico Verride Palácio Santa Catarina, um dos hotéis mais caros da capital e o único no País que serviu de cenário na série.
Ao descobrir a Royal Suite (a mais cara do hotel), onde abunda o luxo, a arte e também os originais azulejos Viúva Lamego, o ator reagiu com surpresa e admiração. Não é de estranhar, portanto, que a produção tenha escolhido o empreendimento no bairro da Bica para as gravações.
“Foram eles que nos contactaram. Vieram fazer uma visita e, umas semanas depois, disseram-nos que tinham escolhido o hotel porque era o que jogava melhor com o que pretendiam”, conta à NiT Daniela Bigote, a diretora da unidade hoteleira. A equipa, “que é muito atenciosa”, ficou hospedada cerca de duas semanas, em abril de 2022.
O ator Eugene Levy ficou precisamente na suite que aparece na série: a Royal Suite ‒ Queen, com tarifas que variam entre 3.300€ e 3.700€ por noite, dependendo da época do ano. “É a mais cara do hotel, é mais palaciana, tem a banheira e os azulejos pintados à mão, azuis e brancos”, diz.
A opulência das famílias nobres do início do século XVIII está bem representada nesta emblemática acomodação, que preserva detalhes originais, tais como os tetos esculpidos em madeira, os papéis de parede de seda pintados à mão combinados com uma decoração requintada e moderna. Contudo, este não foi o único espaço do hotel que apareceu na série “The Reluctant Traveler”.
Em primeiro lugar, aparece a fachada. “É quando aparece o ator com o bagageiro, que o acompanha até à receção”, refere. Depois aparece a Sala Amarela, “uma sala muito icónica do palácio, que liga com a suite onde estava hospedado” e o rooftop.
O ator jantou várias vezes precisamente no rooftop do Palácio, onde são servidos pratos criados pelo chef Fábio Alves. Comeu, por exemplo, Black Angus curado com alho negro fermentado e gel de laranja e pato fumado artesanalmente com couli de framboesa. Contudo, foram os pastéis de nata que conquistaram Eugene Levy.
“No episódio, há uma cena entre o Eugene e Kees Eijrond, o nosso CEO, em que os dois brindam com pastéis de nada e foi a primeira vez que o ator provou um. Depois disso, continuou a pedir-nos pastéis de nata ao pequeno-almoço e no serviço de turndown”, conta a diretora.
O Verride Palácio Santa Catarina fica num edifício do século XVIII que foi residência de vários aristocratas. João Lobo de Santiago Gouveia, Conde de Verride, foi o proprietário do palácio até à sua morte — em 1921.
Desde o final dos anos 60 que pertencia à Caixa Geral de Depósitos, mas foi vendido em hasta pública ao atual proprietário, Kees Eijrond, que sempre teve vontade de investir num projeto na cidade. Aqui foram gastos 18 milhões de euros e o resultado está à vista: um bonito hotel de charme com 19 quartos e suites.
Muitos dos elementos orginais — como o mobiliário embutido, as salas com azulejos cheios de paisagens ou os tetos de estuque e madeira trabalhados — foram recuperados, o que torna o Verride um espaço ainda mais especial. A eles junta-se o mobiliário moderno da zona de refeições e escritórios que nasceram nas antigas salas do palácio.
A arquiteta Teresa Nunes Ponte foi autora do projeto de recuperação, que assina também os interiores com o designer Andrea Previ. O restaurante do hotel, que fica no topo do edifício, oferece uma vista de 360 graus sobre a cidade.
De seguida, carregue na galeria para ver alguns dos momentos que aparecem no episódio gravado em Lisboa, assim como o Verride Palácio Santo Catarina.