O Best Western Hotels & Resorts pretende abrir 30 hotéis em Portugal e Espanha dentro de cinco anos. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 12 de dezembro, em conferência de imprensa. O grupo norte-americano fundado em 1946 tem atualmente mais de 4.200 hotéis em todo o mundo, incluindo dois em Portugal: o Hotel Inca, no Porto, e o Dom Bernardo, em Faro. Na Península Ibérica as grandes apostas são Lisboa, Madrid e Barcelona.
Todos os hotéis do Best Western Hotels & Resorts são de gestão independente. Por outras palavras, quando aderem ao grupo não perdem a sua autonomia. Apenas têm de cumprir alguns requisitos: por exemplo, aderir à imagem Best Western, passar no teste de qualidade e assegurar determinadas exigências tecnológicas. Em compensação, ganham visibilidade internacional e têm o apoio de um grande grupo — o Best Western fornece até 30% do volume de negócios para os seus estabelecimentos.
Em Portugal, estão neste momento a decorrer negociações com seis hotéis, que brevemente podem juntar-se ao grupo. Por cá a principal aposta até 2021 é Lisboa, no entanto não está excluída a hipótese de a expansão chegar a outras cidades.
E o que é que podemos esperar? O grupo Best Western quer apostar em hotéis de categoria média, média-alta e alta. Falamos de hotéis com 70 ou mais quartos. Aos seus clientes, oferecem vantagens como um programa de fidelidade (existem 28 milhões de cartões em todo o mundo), com pontos que nunca caducam. Estes podem ser convertidos em milhas, estando estabelecidas parcerias com companhias aéreas — neste momento estão em conversações com a TAP.
A par com o programa de expansão, o grupo norte-americano mudou a imagem e apostou numa divisão em categorias. Dentro do Best Western, há agora as marcas Best Western (categoria média); Best Western Plus (média-alta); Best Western Premier (alta); Vib (boutique hotels); BW Premier Collection (hotéis exclusivos); e Exclusive Residency (larga escala).
Em 2015, o Best Western facturou mais de 2,3 milhões de euros. Em 2016, o valor ultrapassou os 3,1 milhões.