Francisco Correia vive em São Pedro de Este, em Braga, desde sempre, e não tem grandes intenções de sair dali. É na propriedade que pertence à sua família há várias gerações que encontra tudo o que precisa para ser feliz, especialmente as vistas privilegiadas.
A mulher, Sandra Oliveira, também se apaixonou pelo local assim que o viu e foi lá que começaram a vida a dois. Antigamente, durante a juventude dos avós de Francisco, a área em frente à casa era utilizada maioritariamente para a agricultura, onde cultivavam batatas e couves. No entanto, decorreram mais de 20 anos sem que aquele espaço tivesse um aproveitamento adequado.
“Era um terreno bem situado e com uma vista muito bonita, mas não lhe dava grande utilidade. Em 2020, pensei plantar umas árvores de fruto e uma vinha, uma coisa pequena”, começa por contar à NiT Francisco, de 33 anos, que trabalha numa empresa de construção e remodelação. Com o passar do tempo, percebeu que o espaço tinha potencial para mais.
Durante a pandemia, considerou a possibilidade de construir três bungalows simples, que se integrassem harmoniosamente na paisagem natural. Em 2023, mandou fabricar as casas pré-fabricadas que seriam, posteriormente, instaladas na propriedade.
No início do verão começaram a receber hóspedes no primeiro alojamento do projeto Bungalows do Fojo, mas o plano é abrir mais dois, exatamente iguais, nos próximos meses. A tonalidade verde acinzentada das estruturas foi uma escolha deliberada de Francisco.
“É um verde da cor das árvores para que se misture entre elas. Há quem passe pelo terreno e não percebe que o está ali”, explica o proprietário. O bungalow, que ocupa uma área de cerca de 18 metros quadrados, é composto por um quarto com kitchenette e casa de banho, e destaca-se pela varanda privada, que mede seis metros por um metro e meio, onde os hóspedes podem relaxar contemplando a paisagem.
Ver esta publicação no Instagram
“Um dos pontos altos é a varanda, onde as pessoas passam tempo a observar a natureza e a descansar”, acrescenta Francisco. Porém, o elemento central do espaço é o jacuzzi privativo, onde a temperatura da água costuma rondar os 36 graus.
“Como aquele é um canto mais privado, queríamos ter algo que fosse diferente e que atraísse mais visitantes. O jacuzzi oferece vistas magníficas”, revela. À noite, a iluminação do espaço confere um toque mágico ao ambiente.
Além da experiência relaxante no jacuzzi, o alojamento oferece um pequeno-almoço completo e uma bebida de boas-vindas com espumante, chocolate e fruta. Muitos descrevem o empreendimento como “um verdadeiro paraíso na capital do Minho”.
A localização do Bungalows do Fojo é outra das suas grandes vantagens. Apesar de estar totalmente isolado e imerso na natureza, o alojamento fica apenas a 15 minutos de carro das praias fluviais mais famosas da região, assim como do Santuário do Sameiro e do icónico Bom Jesus do Monte.
O próximo passo para Francisco é a abertura do segundo bungalow, cuja construção já se encontra em andamento. E estão a planear a criação de uma piscina partilhada antes do lançamento do terceiro alojamento.
Os preços da estadia rondam os 100€ por noite, conforme a época, o que equivale a cerca de 50€ por pessoa. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo bungalow de Braga.