Turismos Rurais e Hotéis

Casa Maria D’Almeida: o alojamento familiar no Alentejo com piscina de água salgada

Nasceu como uma homenagem à mãe da proprietária e foi totalmente projetada pela própria.
Ideal para grupos grandes.

Silvia Henrique sempre acalentou o sonho de construir uma casa “longe da cidade”. Em 2018, decidiu finalmente avançar com o projeto que, hoje, se materializa num alojamento.

Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, foi a localização escolhida para receber a Casa Maria D’Almeida, batizada com o nome da mãe, que morreu em 2016. “É uma homenagem”, revela. Após ter encontrado o terreno ideal, deu início à construção, que teve alguns contratempos. Em fevereiro de 2023, ficou pronta. 

Este é o primeiro negócio da proprietária nesta área, mas não lhe é completamente desconhecido todo o universo da construção, uma vez que trabalha numa empresa ligada a este ramo. “Sempre tive uma paixão e fascínio pela arquitetura. Fui eu que projetei o espaço, sempre com a ideia de manter o formato típico das habitações alentejanas, mas quis modernizar o interior e torná-lo num open space”, conta à NiT.

O terreno com um hectare proporciona privacidade, calma e descanso a quem ali chega para passar um fim de semana ou umas férias mais prolongadas. A envolvente está repleta de vinhas e “os vizinhos mais próximos ficam a, pelo menos, 200 metros”. O ambiente é propício ao descanso e à tranquilidade, mesmo com a cidade a poucos quilómetros. 

A paisagem é única.

As áreas amplas são ideais para receber famílias numerosas ou grupos de amigos. “Decidi colocar a cozinha, sala de estar e jantar num só espaço aberto porque considero esta disposição mais agradável. Para mim, não faz sentido criar uma zona social fechada, quero promover o convívio”, explica.

A casa tem também dois quartos, com capacidade para uma cama de casal e outra individual e, ainda, a suíte principal. A sala tem dois sofás cama, pelo que é possível receber até dez pessoas no alojamento. No exterior há dois alpendres, um na parte da frente, outro nas traseiras, uma zona de churrasco, uma área de jogos e uma ilha com espreguiçadeiras e sofás.

Para tornar o empreendimento ainda mais atrativo, Silvia acrescentou uma piscina com uma particularidade especial — é de água salgada. “Preferi fazer um investimento inicial maior porque esta é uma opção mais saudável e a verdade é que a manutenção fica mais barata.”

A decoração dos 260 metros quadrados da casa é “muito simples e clean”. Há detalhes que remetem para as tradições da região, como pratos antigos que decoram as paredes dos alpendres e alguns quadros e peças em barro pintadas pela proprietária. 

As reservas podem ser feitas através da página de Instagram do empreendimento e o preço médio por noite é de 400€. Dado o tamanho do terreno, com uma enorme área que continua por explorar, o objetivo para o futuro é erguer mais três bungalows com piscina. “A privacidade e exclusividade vai-se manter, quero criar duas áreas distintas e em que as pessoas possam estar à vontade.”

Carregue na galeria para conhecer melhor a Casa Maria D’Almeida. 

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    CFMJ+G7, Reguengos de Monsaraz

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT