Com casas de granito, edifícios nobres, palácios, jardins cheios de história e uma paisagem marcada por muitas vinhas e pelas serras do Caramulo e da Estrela, a pequena vila de Santar é um dos recantos mais acolhedores de Portugal. O que torna esta localidade portuguesa um destino único é, também, o Santar Vila Jardim, um projeto pioneiro no País, fundado em 2013, que cultiva jardins deslumbrantes em terraços que ficaram esquecidos no tempo, transformando a própria vila num enorme jardim.
Aqui, sempre existiu um pouco de tudo — exceto um empreendimento de luxo. Pelo menos até chegar o Valverde Santar, o novo boutique hotel de cinco estrelas que nasceu na antiga residência de D. Miguel de Bragança. Juntamente com o irmão, D. Duarte Pio de Bragança, abraçaram o desafio do grupo Valverde de renovar a sua propriedade, a Casa das Fidalgas, num processo que envolveu também os investidores do projeto Santar Vila Jardim.
“Decidiram reunir todas as valências da vila e criar uma unidade de cinco estrelas na região, até porque faltava algo de luxo aqui, rodeado por toda esta beleza natural”, começa por contar à NiT, Adélia Carvalho, CEO do grupo Valverde Living.
O Valverde Santar Hotel & Spa nasce, assim, da reabilitação da Casa das Fidalgas, antiga casa senhorial do século XVII, que hoje pertence aos Duques de Bragança. Após um investimento de cerca de 10 milhões de euros, a unidade hoteleira, inaugurada a 26 de julho, encontra-se em período de soft opening até 11 de agosto.
Durante os últimos quatro anos, a antiga residência, que estava quase abandonada, foi alvo de várias obras e transformada num refúgio requintado: a antiga adega, por exemplo, transformou-se num spa com piscina interior. A arquitetura e o design de interiores são da autoria de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, do atelier Bastir, enquanto o exterior foi projetado pelo arquiteto paisagista Fernando Caruncho.
“Foi respeitado todo o património da casa e toda a parte histórica. Quem nos visita, tem uma perspetiva do que era a vivência da casa naquela época. Todos os móveis foram restaurados e ainda se encontram alguns dos livros antigos”, destaca o responsável. Embora tenha mantido algumas características originais do edifício, o objetivo era, também, dar um toque de contemporaneidade ao espaço.
Inserido numa propriedade com quatro hectares de vinha e três hectares de jardim, o Valverde Santar é composto por 21 unidades de alojamento, desde os Quartos Classic e os Deluxe às Suites Juniores — e todos eles possuem detalhes diferentes, com quadros a adornar as paredes. A Suite D. Isabel, por exemplo, fica no antigo lagar da Casa das Fidalgas. Já o quarto Duque de Bragança, situada no segundo piso do edifício principal, destaca-se pelo teto pintado à mão. A maioria do mobiliário, peças e quadros que decoram as unidades de alojamento, assim como as áreas comuns, fazem parte do espólio original da antiga Casa das Fidalgas.
Como o próprio nome indica, a unidade hoteleira apostou muito na área do bem-estar e transformou a antiga adega num spa com 700 metros quadrados, com quatro salas de tratamento, piscina interior e uma área de relaxamento iluminada pelo sol. Além disso, os hóspedes terão direito a programas de detox, emagrecimento e rejuvenescimento criados à medida de cada um, bem como consultas de medicina integrativa.
“O objetivo é oferecer um alojamento de luxo aliado com uma experiência de spa. Além disso, queremos dar a conhecer os jardins e os costumes da vila”, refere Adélia Carvalho. No interior do edifício principal encontra-se ainda o Memória, o restaurante onde a gastronomia portuguesa é a grande protagonista, pelas mãos do chef Luís Almeida, e a chamada sala dos pratos, um espaço para pequenas reuniões — e onde foram mantidos todos os pratos que lá existia.
Os jardins da Casa das Fidalgas também foram alvo de uma grande intervenção, onde foram plantas vinhas e construído um quiosque panorâmica com vista para a propriedade e para a vila. “Há lagos espalhados por toda a propriedade. A paisagem é, no fundo, quase como um postal muito verde e com muitas flores”, destaca.
Junto ao jardim pós-renascentista encontra-se ainda uma piscina exterior aquecida, em granito, considerada “uma verdadeira peça de arte”.
As reservas já podem ser feitas online e os valores da estadia rondam os 450€ e os 1.200€, dependendo da tipologia dos quartos e da época do ano.
De seguida, carregue na galeria para ver as primeiras imagens do Valverde Santar Hotel & Spa.