Turismos Rurais e Hotéis

Celebridades apelam ao boicote de hotéis de luxo — para travar leis de apedrejamento

George Clooney e Ellen DeGeneres pedem que se evite instalações com financiamento do Brunei, onde há agora leis anti-gay.
O ator sensibilizou o público.

Esta quarta-feira, 3 de abril, entram em vigor algumas legislações no código penal do Brunei. Seguem os parâmetros do direito islâmico e são tão radicais como o apedrejamento até à morte de pessoas homossexuais ou que tenham cometido adultério, açoitamento a mulheres que tenham feito um aborto, mutilação de pés ou mãos por roubo, e pena de morte por difamação do profeta Maomé. 

Num artigo publicado no site “Deadline” na passada quinta-feira, 30 de março, George Clooney fez referência a 3 de abril (dia em que as leis começam a ser postas em prática) e ao “triste marco” que as medidas vão deixar na história. 

Na mesma publicação, o ator também referiu nove hotéis de luxo espalhados pelo mundo, que têm financiamento do sultão daquele país do Sudeste Asiático:

“Sejamos claros, todas as vezes em que ficarmos, fizermos reuniões ou jantarmos em qualquer um desses nove hotéis, estamos a colocar dinheiro diretamente nos bolsos de homens que escolhem apedrejar e chicotear até à morte os seus próprios cidadãos por serem homossexuais ou acusados de adultério.” 

Não tardou muito até mais celebridades aderirem ao boicote: o cantor Elton John partilhou no Twitter um apoio a Clooney, com a mesma lista de hotéis, que já teve milhares partilhas. Ellen DeGeneres e Sam Smith são exemplos de outras figuras públicas que estão a tentar sensibilizar a população através das redes sociais. 

Entre os nove hotéis com ligações ao Brunei, rico em petróleo e gás, estão The Beverly Hills Hotel, em Beverly Hills; The Dorchester, em Londres; Hôtel Plaza Athénée, em Paris; Hotel Eden, em Roma; entre outros.

Tomorrow, the country of Brunei will start stoning gay people to death. We need to do something now. Please boycott these hotels owned by the Sultan of Brunei. Raise your voices now. Spread the word. Rise up.

Publicado por Ellen DeGeneres em Terça-feira, 2 de abril de 2019

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT