A transformação do Parque de Campismo do Rio Alto, localizado na Estela, na Póvoa de Varzim, num hotel de luxo, não está a ser bem-visto pelos cidadãos. Após o grupo Tivoli ter anunciado o projeto hoteleiro Tivoli Estela Golf & Lodges, com abertura prevista para maio, foi lançada uma petição que exige o embargo imediato das obras no antigo espaço do parque de campismo, que encerrou em setembro do ano passado, avança o “Jornal de Notícias”.
O grupo de cidadãos “Póvoa em Transição” lançou uma petição, intitulada “Novo Hotel de luxo em zona de risco na Estela?!”, dirigida ao presidente da Câmara da Póvoa e a outras responsáveis que poderão impedir o projeto.
No documento, os assinantes manifestam “a sua preocupação quanto ao empreendimento hoteleiro atualmente em construção em zona de risco na freguesia da Estela”, solicitando “a devida ponderação dos seus efeitos e revisão de eventual processo de licenciamento em curso”. A preocupação do grupo prende-se com o facto de o hotel estar a ser construído numa zona dunar sensível, classificada como Reserva Ecológia Nacional.
A isso soma-se o facto de se tratar de uma zona costeira com risco de erosão máximo, segundo o Roteiro Nacional para a Adaptação 2100, e de ser uma área ainda parcialmente classificada como Área de Risco Potencial Significativo de Inundação, onde se verificam cheias recorrentes e com elevados prejuízos, são outras das preocupações.
Além disso, adiantam, “as obras de construção estão a decorrer no local sem qualquer sinalização de eventual licenciamento”. A isto junta-se o facto de estar a ser elaborado um Plano de Intervenção em Espaço Rural, não sendo admitido, até à sua conclusão, o licenciamento de quaisquer obras de construção ou ampliação de edificações.
“Tem sido argumentado que se trata de um processo de requalificação de um parque de campismo anteriormente existente no local, o que é manifestamente falso, tendo em conta a construção de raiz dos novos edifícios do projeto hoteleiro e das suas características manifestamente distintas”, sublinham os autores da petição..
Perante estas preocupações, os signatários solicitam o imediato embargo das obras e responsabilização dos seus autores, até verem algumas das questões respondidas: “O projeto encontra-se devidamente legalizado? Em que termos? Foram devidamente ponderados os impactos no meio ambiente? Quais os riscos inerentes e quais as formas de mitigação e adaptação previstas?”, questionam.
Embora o empreendimento turístico esteja a ser erguido numa área costeira onde a taxa de erosão pode ser elevada, a Câmara Municipal da Póvoa do Varzim e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já aprovaram o projeto, adianta o “Jornal de Notícias”. Por se tratar de uma requalificação do parque de campismo existente, que inclui a construção de novos bungalows e a renovação do edifício central em madeira, o projeto não necessitou de novos licenciamentos para obras e utilização.
O novo hotel grupo Tivoli contará com 80 quartos e suites. O maior destes eco-lodges de diferentes tipologias terá uma área de 72 metros quadrados e capacidade para acomodar até cinco pessoas.
“Os hóspedes terão acesso preferencial ao campo à beira-mar, mas também à praia isolada e às amplas instalações de lazer”, descrevem. O projeto incluirá piscinas interiores e exteriores, um campo de golfe considerado “um dos melhores do País”, dois campos de Padel, um centro de bem-estar com banho turco e sauna, um ginásio e um parque infantil.
Rodeada pela “beleza natural” do lugar, a nova estrutura contará com dois restaurantes e dois bares, onde será possível saborear “os frescos sabores portugueses inspirados na paisagem e nas estações do ano”, acompanhados por vinhos da região.
Um destes espaços, o Estela’s, com um ambiente rústico e elegante, estará situado na casa principal. Ali serão servidos pequenos-almoços em buffet e almoços com pratos à la carte, que variam entre frutos do mar e grelhados. O 19th Hole Bar, batizado em homenagem ao golfe, servirá refeições informais e descontraídas ao longo do dia.
O Parque de Campismo do Rio Alto foi adquirido pelo grupo Nelson Quintas em 2018, que posteriormente estabeleceu uma parceria com o grupo Tivoli. O investimento previsto para a transformação do espaço é de 18 milhões de euros. As reservas já estão disponíveis online, com preços a partir de 200€ por noite.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do projeto do Tivoli Estela Golf & Lodges.