Turismos Rurais e Hotéis

O novo alojamento de Amarante que já foi capa de revistas internacionais de arquitetura

O Covelo The Original Rooms & Suites é um novo espaço situado na rua mais antiga da cidade.
Fotografias de Ivo Tavares Studio.

É um alojamento local feito com tal atenção ao detalhe, à arquitetura e ao design que mais parece um hotel de cinco estrelas. O Covelo The Original Rooms & Suites é um novo espaço situado na rua mais antiga de Amarante: a Rua 31 de Janeiro.

A história do espaço conta-se em poucas linhas: João Baptista e a sua mulher Laura Pinto são um casal jovem, ambos com 31 anos, ambos empresários e proprietários da Hostess, uma empresa que se dedica à gestão de empreendimentos turísticos.

Em 2017, “reconhecendo o elevado potencial turístico da região” e a escassez de oferta turística — sobretudo de qualidade e diferenciadora — o casal decidiu dar um passo em frente; e aventuraram-se, explicam à NiT, na reabilitação de um antigo edifício da família que se encontrava devoluto. 

O prédio, localizado na principal rua da cidade de Amarante, em pleno centro histórico, foi totalmente reabilitado, tendo sido mantida apenas a fachada original.

Para darem o tal toque extra e diferenciador, João e Laura decidiram, ainda que mantendo a traça, apostar e arrojar na decoração e no traçado arquitetónico.

O projeto de arquitetura acabou por ser levado a cabo pelo atelier Fala, do Porto e logo de imediato o alojamento chamou a atenção e “começou a surgir em revistas de arquitetura, sendo inclusivamente capa da prestigiada revista espanhola “Arquitectura Viva“”, contam-nos os proprietários.

“No Covelo gostamos do autêntico, do restauro, do local e do feito à medida. Algum mobiliário já por cá andava e foi cuidadosamente restaurado. A maior parte da mobília foi desenhada pelos @fala.atelier e feita por carpinteiros locais. O vaso ali ao fundo foi desenhado por nós e feito à mão pelo tio da Laura”, relatam ainda numa de muitas publicações do Instagram, onde destacam a atenção ao detalhe.

Para quem vai de férias para a zona de Amarante, o alojamento conta com sete quartos, todos diferentes, e uma ampla sala de estar com lareira. O pequeno-almoço está incluído e será servido na histórica Confeitaria Lai-Lai, situada em frente ao edifício e propriedade de um familiar do casal.

As grandes mais valias do alojamento são “claramente a sua arquitetura e design diferenciadores, bem como a sua excelente localização”, dizem João e Laura. Mas há mais: “temos também diversas atividades à disposição dos hóspedes, nomeadamente aluguer de bicicletas, aluguer de canoas, tours pelas serras e pelos rios, visitas a quintas de vinho verde”, frisam.

Todos os quartos são duplos e os valores variam entre os 70€ e os 110€ por noite com pequeno almoço incluído. As reservas podem ser feitas online.

Um dos recantos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT